Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Plataforma +IFMG oferta curso, online e gratuito, preparatório para a redação do Enem

Uma das opções disponíveis da plataforma de cursos de curta duração on-line +IFMG, “Redação para o Enem” é direcionado a estudantes que têm interesse em se preparar para a redação do exame. Totalmente gratuito, o curso é coordenado por professores do Campus Ouro Branco, os quais auxiliaram na conquista da nota máxima de uma aluna na última edição da prova.

Três módulos compõem o projeto e abordam aspectos técnicos, teóricos e práticos do texto dissertativo-argumentativo exigido. O primeiro engloba características e especificidades do gênero textual; o segundo atua na análise das competências 1 e 4 demandadas na redação (domínio da norma culta e mecanismos de coesão); e, o último, integra estratégias argumentativas, uso do repertório sociocultural e construção da proposta de intervenção (competências 2, 3 e 4).

Para se inscrever no curso, o interessado deve acessar a Plataforma +IFMG (https://mais.ifmg.edu.br/), na aba “Concursos e vestibulares” e, em seguida, escolher a opção “Redação para o Enem”. É necessário realizar um cadastro.

“Redação para o Enem” tem carga horária de 30h e o conteúdo é ofertado por meio de vídeoaulas. Ao final, o estudante tem direito a um certificado de conclusão. Para o professor do Campus Ouro Branco e um dos responsáveis pelo curso, Adilson Ribeiro, o projeto foi criado a partir de outra experiência de sucesso na preparação de estudantes para a redação do Enem: o “ConTEXTO: oficina de leitura e produção de textos“, promovida por professores e alunos do campus. “Nesta última edição [do Enem], por exemplo, tivemos uma aluna que obteve nota mil e mais de 30% dos demais estudantes dos cursos em que atuamos tiraram mais de 900 pontos”, comenta.

Um dos principais objetivos do projeto é oferecer preparo de qualidade aos candidatos de processos seletivos. “Como professores da rede pública de ensino, é este nosso grande desejo: que um curso gratuito, de qualidade e de fácil acesso, seja uma oportunidade ímpar de preparação para se obter uma boa nota na redação do exame”, acrescenta Adilson.

Plataforma +IFMG

Fruto do trabalho da Pró-Reitoria de Extensão, a plataforma tem como objetivos multiplicar a expertise institucional em Educação a Distância e aumentar a abrangência social do IFMG, incentivando a qualificação profissional e cumprindo o papel do Instituto na oferta de uma educação pública, de qualidade e cada vez mais acessível.

Além da própria plataforma de cursos, o Programa +IFMG incluirá o desenvolvimento de uma rádio web, de um aplicativo móvel e de um canal no Youtube, com a finalidade específica de promover a divulgação científica, dos saberes contemplados por todos esses cursos, a divulgação dos cursos (tanto FIC quanto demais cursos regulares) e a ampla divulgação da própria Instituição.

Acesse: https://mais.ifmg.edu.br/

“ConTEXTO: oficina de leitura e produção de textos”

O projeto é uma iniciativa criada em 2017 no Campus Ouro Branco, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências e habilidades de leitura e escrita de estudantes e demais interessados da região do Alto Paraopeba.

Em uma de suas ações mais significativas o projeto mantém um website (contextodoenem.ourobranco.ifmg.edu.br), com propostas de redação, a partir das quais os interessados podem escrever seus textos e enviá-las pela plataforma. Além disso, também é possível conferir, pelo site, dicas de escrita e as redações que obtiveram nota mil, as quais servem como fonte de estudo.

(Com informações do Guia do Estudante)