Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMG Campus Piumhi são premiados na IV OMIF

Alunos do IFMG Campus Piumhi são premiados na IV OMIF

Em mais uma edição da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais o IFMG Campus Piumhi tem estudantes premiados.

Tendo em vista a relevância das Olimpíadas de Matemática no aspecto educacional e diante da importância da participação do IFMG Campus Avançado Piumhi, Ceile Cristina Ferreira Nunes, Douglas Danton Nepomuceno e Vinícius Barbosa de Paiva, docentes da área de Matemática, inscreveram e estimularam os estudantes a participarem da IV Olimpíada de Matemática das Instituições Federais - OMIF, buscando, assim, contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem de Matemática.

Os Alunos Premiados na IV OMIF:

Medalha de Bronze:

João Lucas Terra Guimarães - 3° Ano

Menção Honrosa:

Mateus Henrique Oliveira Souza - 3° Ano

No dia 19 de setembro de 2021, estudantes do Curso Técnico Integrado em Edificações do IFMG Campus Avançado Piumhi participaram da 1ª Fase da IV - OMIF.

A OMIF é uma competição de matemática direcionada a alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica. É uma proposta pensada como um projeto comunitário da rede federal de ensino. Sua essência é ser uma olimpíada diferenciada que promove, além de uma prova objetiva de 1ª fase e uma dissertativa de 2ª fase, um evento com: palestras, minicursos, oficinas, mostras de jogos, dinâmicas e confraternizações.

O projeto OMIF nasceu no "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa". Trata-se de uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e tem por objetivo:

• Estimular o interesse pela matemática nos alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica;
  • Contribuir para a redução de déficits no aprendizado do ensino fundamental e médio;
  • Melhorar o desempenho dos estudantes na escola e promover a interação de culturas diversas, aproximando alunos de diversas partes do país com um propósito comum: aprender a gostar da matemática;
  • Promover um encontro anual de docentes de matemática e áreas afins para troca de experiências e formação continuada.

No ano de 2021, devido à pandemia de Covid-19, a OMIF ocorreu virtualmente, ou seja, foram realizados uma prova objetiva de 1ª fase e um evento de 2ª fase, ambos online. Foi registrada a participação de 3.972 estudantes de 264 campi de todo território nacional.

A 1ª fase constituiu-se da realização de uma prova objetiva de 21 questões de múltipla escolha, com as seguintes pontuações:

• Sete questões de nível 1, valendo 3 pontos cada.
  • Sete questões de nível 2, valendo 4 pontos cada.
  • Sete questões de nível 3, valendo 5 pontos cada.

Já o evento da 2ª fase ocorreu entre 22 e 24 de outubro. Sua programação foi voltada a estudantes e professores(as) com a oferta de palestras, minicursos, oficinas, mesas temáticas e práticas culturais. As atividades foram transmitidas via plataformas de stream (YouTube e Google Meet).

Estudantes que participaram da IV OMIF:

• Ana Júllia Silva - 1° Ano
  • Chayane Damaceno Silva - 2° Ano
  • Gabriel Nunes Melo - 1° Ano
  • Jaciara Teixeira Soares - 1° Ano
  • João Lucas Terra Guimarães - 3° Ano
  • João Marcos Tomáz Silva Campos - 3° Ano
  • Kayky Miazaki Brito - 3° Ano
  • Luiz Eduardo Costa Eluf - 3° Ano
  • Luísa Nunes Fontes - 3° Ano
  • Mateus Henrique Oliveira Souza - 3° Ano
  • Milene Teixeira Soares - 2° Ano
  • Nicolly Aparecida Nunes Gonçalves - 1° Ano
  • Wendell Cruz Criscoulo Oliveira - 1° Ano

Os professores Ceile, Douglas e Vinícius agradecem e parabenizam a todos os estudantes que participaram da IV OMIF. Acesse as plataformas da OMIF para acompanhar as notícias.

Site: https://omif.muz.ifsuldeminas.edu.br/pt/

Canal YouTube: https://www.youtube.com/c/OMIFoficial