Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo 2023: prazo de inscrições termina em 30 de outubro

Processo Seletivo 2023: prazo de inscrições termina em 30 de outubro

IFMG oferta mais de 5 mil vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, cursos técnicos subsequentes e cursos de graduação. Oportunidades são para os 18 campi da instituição.

Termina no dia 30 de outubro, domingo, o prazo de inscrição do Vestibular e Exame de Seleção para ingressos de novos alunos no primeiro semestre de 2023. Ao todo, são 5.023 vagas, distribuídas entre cursos técnicos e superiores gratuitos.

As oportunidades abrangem os 18 campi do IFMG, localizadas nas cidades de Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

CURSOS OFERTADOS

Ensino Médio Técnico: 2.369 vagas

São cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, voltados para estudantes que estão concluindo ou já concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta modalidade, os alunos vão cursar disciplinas do Ensino Médio e do curso técnico escolhido na inscrição. A seleção dos candidatos é feita por meio de prova objetiva, presencial, prevista para 4 de dezembro.

Cursos técnicos para quem já concluiu o Ensino Médio: 597 vagas

Os cursos técnicos subsequentes são voltados para pessoas que já terminaram o Ensino Médio e querem se qualificar de forma rápida e prática para conseguir uma colocação no mercado de trabalho. A seleção também será por meio de prova objetiva, presencial, prevista para 4 de dezembro.

Cursos superiores: 2.057 vagas

Para quem concluiu o Ensino Médio e busca oportunidade de se qualificar em nível superior. São 51 opções de cursos de graduação. A seleção utiliza as notas obtidas pelos candidatos em uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013 a 2022).

Além de ingressar via processo seletivo, estudantes que buscam o ensino superior e tenham participado do Enem 2022 também poderão optar por estudar no IFMG via Sistema de Seleção Unificada (SISU), com regras estipuladas em edital específico.

Inscrições

As inscrições do Processo Seletivo 2023 são feitas exclusivamente pela internet, a uma taxa de R$ 20. Para se inscrever, é necessário acessar o site: processoseletivo.ifmg.edu.br

Veja os cursos técnicos integrados

Veja os cursos técnicos subsequentes