Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Avançado Piumhi defende dissertação no Departamento de Estatística da Universidade Federal de Viçosa

No dia 20 de fevereiro, o Prof. Denílson Júnio Marques Soares, titular de disciplinas da área de Matemática no IFMG Campus Avançado Piumhi, defendeu sua dissertação de mestrado intitulada “Teoria clássica dos testes e teoria de resposta ao item aplicadas em uma avaliação de matemática básica”, sob orientação do Prof. Dr. Paulo César Emiliano.

A defesa aconteceu no Departamento de Estatística da Universidade Federal de Viçosa. Compuseram a banca avaliadora as professoras Ana Carolina Campana Nascimento, do Departamento de Estatística, e Silvana Cláudia dos Santos, do Departamento de Educação, ambas pertencentes ao quadro de professores efetivos da UFV.

De acordo com o Prof. Denílson, a pesquisa desenvolvida visou contribuir para o estudo das medidas preventivas tomadas pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa, no sentido de evitar a reprovação dos estudantes na disciplina de cálculo.

Uma dessas medidas consistiu na elaboração de avaliações de matemática básica, compostas por cinquenta itens de múltipla escolha cada, que objetivaram analisar o conhecimento prévio do estudante matriculado, bem como estimar sua habilidade em matemática e, com isto, identificar os estudantes propensos à reprovação, a fim de proporcionar uma intervenção pedagógica capaz de reverter esta situação.

Tendo em vista a importância desta avaliação, que acontece no início de cada período letivo, o presente trabalho teve como objetivo oferecer uma análise estatística destas avaliações, com base na teoria clássica dos testes (TCT) e na teoria de resposta ao item (TRI). Dessa forma, foram avaliados o nível de dificuldade das avaliações, o poder discriminativo de seus itens, sua precisão e confiabilidade, a informação trazida para a estimativa das habilidades por item, entre outros instrumentos psicométricos.

Concluídas a defesa da dissertação e a arguição da banca, a pesquisa foi considerada aprovada e o Prof. Denílson obteve o título de Mestre em Estatística Aplicada a Biometria.

Como consequência da pesquisa desenvolvida em seu mestrado, entre os dias 12 e 13 de março, o Prof. Denílson também ministrou um curso no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd-UFJF). O objetivo principal do curso foi apresentar aos envolvidos as potencialidades do software livre e de código aberto R na análise de itens, tanto pela teoria clássica, quanto pela teoria de resposta ao item, ilustrando aspectos básicos, com ênfase na compreensão da estrutura do software e na forma de operar seus comandos.

Para isto, além das estatísticas descritivas, o professor apresentou como são construídas as curvas características dos itens e também as curvas de informação, assim os métodos de estimação dos parâmetros dos itens e da proficiência dos respondentes de um teste, entre outros tópicos.

O Campus Avançado Piumhi parabeniza o professor pelo êxito obtido na ocasião da defesa de sua dissertação, com votos de que novas pesquisas e desafios possam instigá-lo em breve.