Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Avançado Piumhi defende tese na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

No dia 16 de março, o Prof. Paulo Araújo, titular de disciplinas da área de Língua Portuguesa no IFMG Campus Avançado Piumhi, defendeu sua tese de doutorado intitulada “Cartas para a posteridade: tensões do modernismo brasileiro na correspondência de Mário de Andrade”, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Zilda Ferreira Cury.

A defesa aconteceu na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários. Compuseram a banca avaliadora as professoras Eneida Maria de Souza e Márcia Regina Jaschke Machado, pertencentes ao quadro de professores da UFMG, a professora Helena Maria Bousquet Bomeny, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e o Prof. Marcos Antonio de Moraes, da Universidade de São Paulo.

De acordo com o Prof. Paulo, a pesquisa desenvolvida buscou apontar linhas de força observadas na correspondência de Mário de Andrade, autor, musicista, etnógrafo e o principal expoente do movimento modernista brasileiro. Mário de Andrade, falecido em 25 de fevereiro de 1945, além de contribuir para a expressão do modernismo com suas obras ensaísticas e ficcionais, deixou uma variedade considerável de documentos que levam sua assinatura. São partituras, cartões postais, originais de livros publicados e inéditos, além de um monumental acervo epistolar, cuja guarda e conservação permanece sob responsabilidade do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

O principal desafio encontrado pelo professor ao longo de sua pesquisa consistiu em estabelecer um recorte temporal adequado e, sobretudo, exequível para o trabalho com a correspondência, tendo em vista que Mário de Andrade é considerado por diversos pesquisadores como o maior correspondente da literatura brasileira, em número de cartas expedidas.

O resultado final do trabalho apresentou capítulos que abordaram temas como a interseção entre as esferas sociais pública e privada observada na correspondência, o nacionalismo literário e a participação política de Mário junto ao Departamento de Cultura de São Paulo, sua relação com o Estado Novo, a religiosidade e o tradicionalismo familiar do escritor, assim como a análise retórica de sua influência, em relação aos escritores da geração que o procedeu.

O professor destaca ainda que o trabalho com a correspondência de Mário de Andrade permanece abrindo flancos inéditos de pesquisa, que possivelmente serão abordados em um futuro estágio pós-doutoral, em face da extensão do arquivo Mário de Andrade e da abrangência dos trabalhos desenvolvidos por este intelectual singular.

Concluídas a defesa da tese e a arguição da banca, a pesquisa foi considerada aprovada e o Prof. Paulo obteve o título de Doutor em Literatura Brasileira.

O Campus Avançado Piumhi parabeniza o professor pelo êxito obtido na ocasião da defesa de sua tese, com votos de que novas pesquisas e desafios possam instigá-lo.