Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Piumhi é coautor de artigo científico em revista espanhola

Professor do Campus Piumhi é coautor de artigo científico em revista espanhola

Estudo analisa a existência ou ausência dos estereótipos de gênero nas imagens dos livros didáticos de Educação Física.

Promover a equidade de gêneros é um dos propósitos da Educação Física. Infelizmente, ainda há a concepção de atividades esportivas taxadas como esportes somente para homens ou para mulheres. E ciente do poder da imagem para a reprodução de estereótipos de gênero, o professor Denilson Junio Marques Soares, do Campus Avançado Piumhi, publicou recentemente na revista espanhola Retos, um estudo analisando o conteúdo imagético de diversos livros pedagógicos da área de Educação Física em parceria com outros pesquisadores.

Intitulado “Gênero e unidades temáticas no manual do professor de educação física brasileiro”, o artigo visa verificar a existência ou ausência dos estereótipos de gênero nas imagens dos livros didáticos de Educação Física do ensino primário no Brasil.

A pesquisa analisou 1327 imagens presentes em 10 livros didáticos de Educação Física aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2019 para todo o Brasil.

Segundo Soares, o estudo é multicêntrico, ou seja, a mesma pesquisa foi realizada por diferentes profissionais de instituições espanholas e brasileiras. “O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Universitat de València (Espanha), da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Universidade Federal do Espírito Santo, além da minha participação como docente do IFMG Campus Piumhi”, disse ele.

De acordo com o artigo, os resultados apontaram o gênero masculino relacionado aos esportes de lutas e, o gênero feminino, caracterizado por práticas individuais como a ginástica, o que poderia influenciar a escolha de práticas corporais e consolidar o imaginário dos alunos com base em práticas hegemônicas padrões presentes na sociedade.

O desafio dos professores, segundo a pesquisa, é a necessidade de realizar uma análise crítica dessas imagens a fim de evitar a hegemonia de modelos esportivos masculinos entre estudantes do ensino fundamental e médio.

Clique Aqui | Acesse a íntegra do artigo (versão em inglês)