Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do IFMG Piumhi recebem Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Professores do IFMG Piumhi recebem Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

No último dia 18 de junho, na sede do SEBRAE, em Belo Horizonte, aconteceu a cerimônia do prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora, que neste ano teve como tema “Exploratórium - professores que inspiram!”. O prêmio teve por objetivo buscar, identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas de educação empreendedora do Brasil.

O IFMG Piumhi recebeu o troféu PRATA na categoria Ensino Profissional, com o “Projeto de Extensão Gerindo Talentos”, sob coordenação dos professores Stella Tomé e Humberto Melo. De acordo com informações da organização do evento, outros 107 trabalhos competiram na etapa estadual. O evento também contou com a presença do Prefeito de Piumhi, Adeberto (Deco) José de Melo, prestigiando os professores premiados.

O “Gerindo Talentos” teve seu início em 2015, junto às turmas do curso técnico em Edificações, e hoje, em sua 4ª edição, é realizado também com os estudantes de graduação em Engenharia Civil. O título do projeto enfatiza os talentos lapidados e apresentados em forma de produtos ou serviços pelos estudantes. Propõe-se um trabalho prático, que busca o aprimoramento de técnicas de inovação e melhoria de ferramentas, produtos e serviços que atendam principalmente a demandas do setor de Construção Civil, desenvolvendo protótipos/serviços inovadores ou melhorias de outros já existentes no mercado.

O mesmo projeto apresenta, todos os anos, um evento chamado “Mostra de Projetos”. A primeira mostra de produtos/serviços foi realizada em julho de 2015, com a participação de 25 estudantes. Das diversas soluções apresentadas ao longo dos anos, três se encontram em processo de patente junto ao Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMG. Além desses reconhecimentos, ressalta-se, ainda, a classificação em 3º lugar de uma das soluções propostas pelos alunos na Olimpíadas de Inovação do IFMG.

De acordo com os coordenadores do projeto, “o processo e a criação de soluções inovadoras no projeto Gerindo Talentos possibilita o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos relacionados ao empreendedorismo, conferindo aos estudantes autonomia para que eles possam crescer profissionalmente e melhorar a qualidade de vida”.