Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão: Juventudes, Cultura, Esporte e Lazer desenvolve Torneio de Xadrez

O Programa Institucional de Esporte e Lazer tem por objetivo promover práticas esportivas, experiências culturais, atividades físicas e vivência de lazer em meio a comunidade interna e externa do IFMG, permitindo acesso ao esporte e lazer de uma forma democratizada.

Pensando nisso foi desenvolvido o Torneio de Xadrez através do Projeto de Extensão "Juventudes, Cultura, Esporte e Lazer", objetivando a fomentação da prática do xadrez no IFMG Piumhi e a interação dos estudantes do curso técnico e da graduação.

As inscrições serão por meio de formulário digital até o dia 16/11.

clicar aqui (link para inscrição)

O torneio terá como local o Campus Avançado Piumhi seguindo o cronograma a seguir:

Regulamento

A questão de determinação de rodadas e emparelhamento é feita pelo sistema de um suíço com o auxílio de um software (Swiss Perfect 98).

• Número pré-determinado de rodadas e estabelecida pela fórmula;
  • Dois participantes não se enfrentam mais que uma vez;
  • Na rodada 1: o emparceiramento dos confrontos é feito de sorteio;
  • Nas demais rodadas, participantes com pontuações iguais são emparceirados;
  • Caso não seja possível emparceirar participantes com o mesmo número de pontos, o confronto será com o concorrente com pontuação mais próxima possível;

Se o número total de participantes de um torneio for impar, um dos participantes acabará desemparelhando ou seja, sem adversário para enfrentar na rodada, recebendo a pontuação equivalente a uma vitória por motivo de adversário ausente, o chamado BYE.

As partidas terão duração de 20 minutos (10 minutos para cada jogador).

Pontuação:

Vitória: 1

Empate: 0,5

Derrota: 0

O torneio estará aberto para inscrição via Google forms, por qualquer estudante do IFMG, seja curso técnico ou Bacharelado, e corpo docente.

Regras:

Respeito;

Horário de tolerância de 5 minutos;

Falta do participante será entendida com W.O., dando a pontuação para o participante presente;

Silêncio é de extrema importância e alteração desde poderá causar a sua desclassificação.