Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de pesquisa do IFMG Conselheiro Lafaiete em parceria com IFMG campus Piumhi é premiado na SNCT 2021 intercampi
conteúdo

Notícias

Projeto de pesquisa do IFMG Conselheiro Lafaiete em parceria com IFMG campus Piumhi é premiado na SNCT 2021 intercampi

A cerimônia de encerramento da SNCT, que aconteceu no último dia 19/11, contou com apresentações culturais e premiação de projetos mais bem avaliados pela Comissão Científica e/ou mais votados no Youtube

A Cerimônia de encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMG, que aconteceu no último dia 19 de novembro, às 19h, contou com apresentações artísticas de diferentes campi. Entre elas, estavam uma adaptação da peça “O auto da Compadecida”, do romancista Ariano Suassuna, em formato de vídeo, realizada pela Cia. Palavra Encenada, do campus Ibirité, e o Luau da Federal, pelo IFMG campus Ponte Nova, que contou com apresentações musicais, declamações, exposições fotográficas e artes visuais.

Nos intervalos das apresentações artísticas, aconteceram os anúncios dos projetos de ensino, extensão e pesquisa desenvolvidos nos diversos campi do IFMG que foram premiados pela SNCT deste ano. Entre eles, estava o projeto de pesquisa "Eu me importo com você: um olhar sobre textos motivacionais produzidos pela comunidade e relacionados à depressão", coordenado pela Profa. Mariana Schuchter, do IFMG Conselheiro Lafaiete, e desenvolvido em parceria com as Professoras Ranucy Campos Marçal da Cruz (da área de Educação Física) e Bárbara da Silva Santiago (da área de Geografia), do IFMG campus Piumhi. O projeto ainda conta com duas bolsistas do 1º ano integrado do campus Conselheiro Lafaiete, Ingrid Caroline Pinto Pereira e Laísa Duarte Tinoco, que aparecem no pitch publicado no IFMG Play. O projeto, de acordo com a avaliação da Comissão Científica do evento, ficou em segundo lugar na categoria Pesquisa / inovação: Ciências Humanas.

O projeto de pesquisa em questão tem por objetivo realizar reflexões históricas, linguísticas e socioculturais sobre discursos consensuais e naturalizados que envolvem o tema “depressão”. A ideia é refletir sobre as representações ideológicas relacionadas ao tema, por meio dos discursos produzidos, considerando ainda estereótipos, mitos e inconsistências científicas relacionados à doença, com o intuito de levar informações aos servidores e alunos do IFMG, bem como à comunidade em geral.

Para assistir à cerimônia de encerramento na íntegra, clique aqui!