Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Realização de eleições para o cargo de diretor nos campi avançados do IFMG

Realização de eleições para o cargo de diretor nos campi avançados do IFMG

Leia comunicado divulgado pelo Gabinete do reitor, nesta terça-feira, 16 de maio de 2023.

Como deve ser de conhecimento da comunidade acadêmica, a legislação prevê que a nomeação de diretores dos campi avançados é prerrogativa do reitor da instituição, sem a necessidade de realização de consulta pública, independentemente do tempo de existência da unidade.

No entanto, logo que assumiu como reitor do IFMG, o atual dirigente, Kléber Gonçalves Glória, instituiu a consulta pública à comunidade acadêmica para a escolha de diretores dos campi avançados, que são as unidades de Arcos, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Itabirito, Piumhi e Ponte Nova.

Conforme prevê o Decreto 6.986/2009, no próximo dia 14 de junho, serão realizadas as eleições para reitor, e diretores-gerais de campi do IFMG. E, mais uma vez, o reitor se compromete a realizar, também, o processo de escolha para diretores dos campi avançados, que deverá ocorrer simultaneamente à escolha dos demais dirigentes (reitor e diretores-gerais), para o mandato de 2023 a 2027.

Considerando que o IFMG terá novo dirigente máximo a partir da segunda quinzena de setembro de 2023, é importante que todos os candidatos ao cargo de reitor assumam o compromisso de respeitar o resultado da consulta aos campi avançados. Assim, o atual reitor se reunirá com os candidatos ao cargo, tão logo seja publicada pela Comissão Eleitoral Central a relação daqueles que tiveram as inscrições deferidas, para ter o compromisso público de que o resultado da consulta realizada junto aos campi avançados do IFMG será respeitado e, então, publicar o regulamento deste processo.