Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor lança chamada pública para submissão de relatos de experiências e vivências de mulheres no IFMG
conteúdo

Notícias

Reitor lança chamada pública para submissão de relatos de experiências e vivências de mulheres no IFMG

O edital, fruto de ação da Pró-reitoria de Ensino, foi assinado durante café da manhã em homenagem às servidoras e colaboradoras. Submissões podem ser feitas até 8 de maio.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, assinou, na manhã desta quarta-feira, 8 de março, o edital da chamada pública para submissão de relatos escritos sobre experiências e vivências de mulheres no Instituto Federal. A assinatura ocorreu durante um café da manhã especial com servidoras e colaboradoras, realizado na sede da Reitoria, em Belo Horizonte, para celebrar a data.

Fruto de uma ação da Pró-reitoria de Ensino, os relatos selecionados vão compor uma coletânea virtual em alusão ao Dia Internacional da Mulher. “Nossa instituição também tem o papel de apontar mudanças na sociedade, lutar pela igualdade de gênero”, afirmou o pró-reitor Carlos Bento, que participou da solenidade ao lado do reitor.

A iniciativa tem o compromisso de fortalecer os debates e articular ações que contribuam para a igualdade de gênero, o combate ao machismo estrutural, à misoginia, às formas de opressão e violências contra as mulheres. Os relatos deverão ser submetidos somente por mulheres, servidoras e/ou discentes, através de formulário eletrônico.

Durante o café da manhã, o professor Kléber parabenizou as mulheres e fez questão de ressaltar o reconhecimento e a gratidão pelo trabalho de cada uma delas, seja professora, servidora técnico-administrativa, funcionária terceirizada, estagiária ou aluna. A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Olímpia Marta, também agradeceu aos colegas de trabalho, ressaltando o aprendizado que adquiriu em 28 anos de serviço público. “O que aprendi e o que vivenciei ninguém vai tirar de mim. Agradeço por me tornar uma mulher melhor com toda essa experiência”, declarou.

Como fazer a submissão dos relatos de experiência

Conforme o edital nº 22/2023, poderão ser enviados relatos escritos de experiências, vivências e formação de mulheres no IFMG. Os textos poderão ter autoria individual ou de grupo de autoras e serão organizados em coletânea virtual nas seguintes categorias:

  1. relatos de práticas de ensino com ou sem interface da pesquisa e extensão, que colaborem com o fortalecimento dos debates sobre mulheres;
  2. relatos de experiências e/ou vivências com a temática sobre mulheres no IFMG, podendo estender-se ao comparativo com outras instituições de ensino;
  3. pesquisas sobre identidade, gênero, machismo e misoginia no IFMG;
  4. perspectivas e propostas para a melhoria da igualdade de gênero e combate à discriminação, formas de opressão e violências;
  5. relatos sobre a inserção dos estudos sobre mulheres nos currículos dos cursos técnicos e/ou graduação do IFMG;
  6. mulheres na ciência e na educação profissional e tecnológica;
  7. experiências dos coletivos, grupos de estudos e outras formas de organização de mulheres no IFMG.

Com o material, a Proen quer promover uma reflexão e também o registro das experiências e ações no combate ao machismo, à misoginia e todas as formas de discriminação e preconceito no IFMG e na sociedade; além de difundir metodologias e materiais didático-pedagógicos utilizados nas práticas educativas que favoreçam a participação de mulheres. 

A seleção será feita por uma uma equipe editorial, composta por servidoras docentes e técnico-administrativas efetivas, convidadas pela Pró-reitoria de Ensino. Caberá ao corpo editorial o recebimento, aceitação, solicitação de revisão e/ou reestruturação e padronização dos relatos. O texto deverá ser estruturado conforme manual de normalização do IFMG.

Os relatos deverão ser submetidos até o dia 8 de maio de 2023, via formulário eletrônico. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail proen@ifmg.edu.br.

Acesse o edital nº 22/2023

Faça a inscrição