Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retorno às aulas presenciais: confira as datas de cada campus
conteúdo

Notícias

Retorno às aulas presenciais: confira as datas de cada campus

Com a vacinação dos servidores e alunos, alguns campi do IFMG estão retomando as atividades presenciais. Outros, programam-se para retornar em 2022. Veja o que está previsto em cada uma das 18 unidades.

Tendo em vista a melhora dos indicadores da pandemia e a vacinação dos servidores e estudantes, o IFMG iniciou a retomada das atividades acadêmicas presenciais em suas unidades. O retorno presencial está sendo realizado gradativamente - considerando especificidades de cada região - e de forma híbrida, mantendo, ainda, ações do ensino remoto. As unidades seguem medidas sanitárias e protocolos de saúde vigentes, com foco na segurança da comunidade acadêmica.

Confira a seguir:

Arcos: Após debate em reuniões entre pais, alunos, servidores e direção do campus, optou-se por seguir com as aulas remotas até o final de 2021. A decisão foi validada pelo Conselho Acadêmico. Estão autorizadas, porém, intervenções pedagógicas presenciais a critério de cada docente - reuniões com poucos alunos para tirar dúvidas, orientações de trabalhos e tutoria.

Bambuí: Algumas disciplinas serão retomadas em formato presencial, enquanto outras seguirão, neste período, no modo remoto. Veja detalhes a respeito.

Betim: As aulas presenciais foram retomadas em 3/11 de forma gradual, apenas para algumas disciplinas práticas e de forma facultativa. Cada curso fez o levantamento das atividades que seriam retomadas e dos estudantes poderiam participar presencialmente. O ensino remoto foi mantido para as demais disciplinas, bem como para estudantes que optaram por continuar de forma remota. Veja detalhes a respeito.

Congonhas: O cronograma de retorno presencial foi estruturado pelo Grupo de Trabalho responsável, priorizando as disciplinas que não puderam ser ofertadas durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e as de caráter prático. As primeiras tiveram início em 9/11 e as próximas começam em 23/11. O retorno presencial não é obrigatório aos alunos, sendo da competência deles ou de seus responsáveis (para os menores de 18 anos) a decisão de retornar ou não. Veja detalhes a respeito.

Conselheiro Lafaieteinformações em breve.

Formiga: O tema segue sendo analisado pela gestão do campus e, por ora, as aulas permanecem remotas.

Governador Valadares: A previsão é de que o ensino se mantenha no formato remoto até o fim de 2021. Veja comunicado publicado no site do campus .

Ibirité: Seguindo os protocolos de saúde e as diretrizes do Plano de Retorno Gradual das Atividades Presenciais, o Campus Ibirité foi o primeiro a retomar as aulas presenciais de disciplinas dos cursos técnicos e superiores, em 8/9 (foto). Na etapa inicial de retomada, foram consideradas as aulas práticas profissionalizantes avaliadas como essenciais para a formação dos alunos, com foco prioritário nas turmas de formandos. Leia mais. 

Ipatinga: A retomada das aulas presenciais ocorreu no dia 3/11, inicialmente em modelo híbrido, com atividades tanto presenciais quanto on-line. A prioridade, no momento, é que sejam realizadas de forma presencial as atividades práticas de laboratório, oficinas de estudo, entre outras similares.

Itabirito: Foram formados grupos de trabalho que irão discutir alterações do calendário acadêmico, uso de laboratórios e um plano de retorno gradual para aprovação no Conselho Acadêmico. A previsão é que tenha início o modelo híbrido, com parte das atividades realizadas presencialmente, já no segundo módulo do semestre (previsto para iniciar em 29/11).

Ouro Branco: O retorno presencial gradual teve início em 29/10, nesse primeiro momento com os estudantes do curso técnico subsequente em Metalurgia, que passam a realizar atividades práticas em laboratório. O próximo passo será estruturar e implementar aulas presenciais para outras disciplinas práticas e cursos (a definir). Veja detalhes a respeito.

Ouro Preto: O Conselho Acadêmico do campus aprovou dia 4/11 as fases para retorno gradual das atividades presenciais. Está previsto para o 2º semestre letivo de 2021, em 18/01/2022, o início do retorno de atividades acadêmicas dos cursos regulares e FIC com aulas práticas e teóricas dos cursos subsequentes e de graduação, e aulas práticas dos cursos técnicos integrados. Veja detalhes a respeito

Piumhi: O calendário acadêmico do ano letivo de 2022 terá início  em 14/02/2022 com aulas presenciais. Por ora, o campus realiza atendimento presencial para os estudantes - em alguns casos, com agendamento prévio - em setores como Secretaria, Biblioteca, Setor Pedagógico, Assistência Estudantil e Laboratório de Informática. Veja detalhes a respeito.

Ponte Nova: As atividades presenciais com estudantes tiveram início em 3/11. Até o final de 2021 serão ofertadas atividades extracurriculares presenciais no período da tarde e as aulas permanecerão on-line no período da manhã. Veja detalhes a respeito.

Ribeirão das Neves: O campus está estruturando o retorno presencial de atividades acadêmicas, de forma gradual e facultativa aos estudantes, a partir do dia 22/11. Nesta data, ocorrerá também uma live sobre o tema, às 19h30. Veja detalhes a respeito.

Sabará: No dia 22 de outubro o Conselho Acadêmico do Campus Sabará aprovou o Plano de Retorno Gradual das Atividades. Será adotado o regime misto, em que os estudantes participam das aulas presenciais em datas determinadas pelo campus e, ao mesmo tempo, continuam cursando disciplinas remotamente. As aulas do 2ºsemestre começaram dia 8/11 de forma remota. Porém, ainda em novembro terão início as aulas presenciais autorizadas, para disciplinas específicas, em escala de "bolhas". Veja detalhes a respeito.

Santa Luzia: Algumas atividades presenciais tiveram início em 8/11, conforme aprovação do Conselho Acadêmico. Foram elaborados Planos de Atendimentos dos seis cursos do campus, em que constam as disciplinas que retornarão presencialmente, de forma gradual e em esquema de "bolhas", limitando o número de estudantes em cada atividade, de forma a garantir protocolos de segurança.

São João Evangelista: O retorno das atividades acadêmicas presenciais em sua totalidade está sendo planejado para fevereiro de 2022. Desde 10/09/2021 estão sendo ofertadas atividades presenciais apenas para alunos do curso técnico subsequente em Agrimensura. Alguns estudantes também estão realizando atividades presenciais para desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso e projetos de pesquisa. Veja nota a respeito.