Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SAAE e IFMG Piumhi iniciam o cadastramento da Rede Coletora de Esgotos do Município

O Plano Municipal de Saneamento Básico prevê, em uma de suas ações, o cadastramento da rede coletora de esgotos até o final de 2018. Essa ação proporcionará a redução de custos e otimização do uso de recursos na manutenção da infraestrutura, o que é de extrema importância para uma gestão pública mais eficiente.

De acordo com o Diretor Executivo do SAAE Piumhi, "a autarquia planeja investir em tecnologias avançadas na informatização e georreferenciamento dos cadastros dos sistemas de água e esgoto do município. Este convênio com o IFMG nos fornecerá um diagnóstico real da situação em que se encontra a malha das redes de drenagens dos esgotos domésticos existentes em toda a cidade de Piumhi, tais como: diâmetros da tubulação, material, declividade, direção do fluxo e número de poços de visitas. Será possível com este trabalho avaliar a situação de desgastes da malha, de gargalos onde existem frequentes entupimentos e a detecção de lançamentos indevidos da água de chuva nas redes de esgoto, o que viabilizará estudos técnicos do sistema para possíveis melhorias na prestação de serviço pelo SAAE. O mapeamento da rede coletora será realizado com equipamentos de alta precisão, sendo que os produtos desta parceria trarão economia significativa aos cofres públicos e consequentemente à população, além de contribuir, através da prática de atividades de engenharia, com o aprendizado de estudantes do IFMG".

A parceria celebrada entre o IFMG e o SAAE possibilitou ao Campus Avançado Piumhi ser contemplado com recursos federais de R$ 133.042,15 para o pagamento de bolsas a pesquisadores, compra de equipamentos e materiais, recurso obtido através do Projeto de Pesquisa coordenado pelo Prof. Humberto Melo e selecionado em edital específico.

Este é o primeiro projeto de pesquisa aprovado no campus e renderá importantes frutos para os estudantes, professores e técnicos administrativos, mas principalmente para a população do município. “Trata-se de um projeto inicial de muitos que pretendemos, com foco em aumentar a eficiência da gestão dos recursos públicos, além de gerar conhecimento que será repassado aos nossos estudantes”, afirma o coordenador da pesquisa.

Nesta etapa, a equipe da pesquisa formada pelas bolsistas, professores do IFMG e servidores do SAAE Piumhi, está empenhada no trabalho de campo. Na foto estão as bolsistas Sara Reis e Marina Molinar, os professores Humberto Melo e Stella Tomé, além dos servidores do SAAE, o engenheiro Odécio Melo e o encanador Geordane Veiga.