Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seleção da Assistência Estudantil agora é 100% digital no IFMG

Seleção da Assistência Estudantil agora é 100% digital no IFMG

O Instituto Federal de Minas Gerais começa o ano de 2019 inovando no processo de candidatura aos benefícios oferecidos pelo Programa de Assistência Estudantil (PAE). A partir de agora, todas as etapas são 100% digitais com a implantação do Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE).

Os estudantes já podem acessar a página da Diretoria de Assistência Estudantil e conferir uma série de videos tutoriais sobre como preencher as informações no sistema. Segundo o  diretor de Assistência Estudantil, Paulo César Lourenço da Silva, o sistema deverá entrar em funcionamento a partir da primeira semana de fevereiro. "É importante que os estudantes já acessem os tutoriais e providenciem a documentação necessária para participar dos processos da assistência estudantil", disse ele.

Acesse os tutoriais clicando aqui

Documentação

Para participar, os candidatos devem digitalizar os documentos pessoais, bem como, do núcleo familiar e fazer o upload desses documentos no sistema. Os formatos aceitos são PDF, JPG e PNG. Segundo o diretor de Assistência Estudantil, a automatização do sistema garantirá agilidade nas análises socioeconômicas. “A vantagem de um sistema automatizado está na redução da lentidão na análise dos pedidos de bolsas socioeconômicas. Com o upload dos documentos exigidos em edital no sistema, os estudantes podem acompanhar em tempo real o status da solicitação. Com isso, o processo ficará muito mais dinâmico e irá fornecer o perfil do estudante atendido pelo IFMG”, disse Lourenço.

A lista completa dos documentos exigidos pode ser acessada aqui.

Auxílio Socioeconômico

O IFMG oferta quatro categorias de bolsa permanência baseado em critérios socioeconômicos. As bolsas variam de R$150 a R$400 e podem ser utilizadas para cobrir custos com moradia, alimentação e transporte. Estes auxílios visam reduzir os índices de evasão, de retenção e o baixo desempenho acadêmico decorrentes da insuficiência de condições financeiras, sendo concedidos aos estudantes dos níveis técnicos e de graduação na modalidade presencial, conforme critérios estabelecidos por instrução normativa.

O edital será lançado de acordo com o cronograma de cada campus. Dúvidas, basta procurar o setor de Assistência Estudantil do seu campus.