Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidora do IFMG – Campus Avançado Piumhi apresenta trabalho no México

Servidora do IFMG – Campus Avançado Piumhi apresenta trabalho no México

A Técnica em Assuntos Educacionais (TAE) do Campus Avançado Piumhi/MG, Alexandra Aparecida de Oliveira, licenciada em Letras e Mestre em Educação, com ênfase na Formação de Professores, apresentou o artigo científico intitulado “O surdo na sala de aula mista e a práxis docente” no Colóquio sobre Interculturalidade no Ensino de PFOL (CIEPFOL, 2017).

O evento aconteceu no Centro Cultural Brasil-México da Embaixada do Brasil, na cidade do México, em cooperação com a Universidade Federal de Roraima.

O trabalho apresentado pela servidora propôs-se a refletir sobre a importância da interculturalidade nos processos educativos referentes à educação dos surdos; visou abordar também a prática docente frente a essa realidade e o quão importante é a educação continuada; sem deixar de mencionar, é claro, o papel e a importância do intérprete de Libras.

O trabalho apresentado é de grande relevância, uma vez que a educação e a inclusão de alunos surdos ainda é um desafio para muitos profissionais da área, pois se trata de uma mudança de paradigma sobre o ensinar e o aprender dos surdos.

De acordo com Alexandra, "é sempre importante participar de eventos desse porte. Pude ter contato com diversos pesquisadores da área de Libras, Português e Inglês, e conhecer suas pesquisas. A troca de experiências sempre é muito proveitosa, pois impulsiona a difusão de práticas de ensino de línguas na perspectiva intercultural e pela ótica da inclusão”.