Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SIMULADO ENADE 2018-2

SIMULADO ENADE 2018-2

No dia 25/08/2018, os discentes do curso de Engenharia Civil realizaram o “4º Simulado Provão Enade”, que abordou questões da área básica e específica dentro dos temas relacionados ao curso.

Essa prova, aplicada sistematicamente, mostra-se como relevante instrumento de preparação dos estudantes perante os problemas e questões abordadas em concursos públicos e no próprio ENADE.

A prova é importante pois dá embasamentos para que se tenha um termômetro do que está sendo aplicado e ensinado nas disciplinas respectivas aos conceitos”, comentou Thiago Pastre Pereira, coordenador do curso de Engenharia Civil. O professor também destacou que: “É possível verificar qual disciplina necessita da maior atenção na aplicação de algum conteúdo, já que é possível abstrair da prova tal dificuldade enfrentada pelo aluno”. Thiago informou ainda que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) abordou o tema do provão em reunião deste semestre, recomendando que fossem confeccionados gráficos estatísticos de áreas do conhecimento com acertos e erros das questões, a fim de facilitar esta análise.

O resultado mostrou-se positivo, tendo em vista participação efetiva de 108 estudantes. A média geral de acertos na prova foi 47,25%.

Na visão de Marina Molinar Gonzales, discente do 6o período, que obteve o melhor aproveitamento na prova (73,33% de aproveitamento, equivalente a 22 acertos): “O simulado ENADE, além de nos mostrar o nosso desenvolvimento no curso, permite a nós discentes dar retorno aos docentes a respeito do que é dado em sala de aula. É uma prática diferencial para conseguirmos valorizar o instituto e para buscar um aperfeiçoamento, a fim de que, ao concluir o curso, possamos obter boas avaliações de rendimento na prova oficial”.

Além de Marina, outros estudantes foram destaque na realização do exame, como é o caso de Rodrigo Heleno Barbosa, do  6o período, com aproveitamento  de 70,00%  (21 acertos) e dos discentes Thomaz De Melo Cunha e Rafaela Dias Silva (ambos do 9o período) e Hiago da Silva Dantas, do 8o período, que atingiram um índice de 66,67% (20 acertos).

Seguindo com a prática de aplicação do simulado, a próxima data está prevista para o primeiro semestre de 2019 e espera-se contemplar maior número de estudantes, já que, nesse próximo semestre, haverá ingresso da turma 2019-1 de Engenharia Civil.