Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vestibular IFMG 2016/2: primeiras informações
conteúdo

Notícias

Vestibular IFMG 2016/2: primeiras informações

As inscrições para o Vestibular e Exame de Seleção 2016/2 do IFMG estão programadas para ocorrer entre 1º de maio e 1º de junho. Já as provas serão realizadas no dia 3 de julho. Os editais com as informações gerais para cursos técnicos e cursos superiores devem ser publicados nos próximos dias. Para os cursos Subsequentes: Dom Casmurro(Machado de Assis). Para os cursos Superiores: A Normalista (Adolfo Caminha).
Moça fazendo prova.

Moça fazendo prova.

As inscrições para o Vestibular e Exame de Seleção 2016/2 do IFMG estão programadas para ocorrer entre 1º de maio e 1º de junho. Já as provas serão realizadas no dia 3 de julho. Os editais com as informações gerais para cursos técnicos e cursos superiores devem ser publicados nos próximos dias.

Enquanto isso, os candidatos podem se preparar por meio da leitura das obras literárias que serão avaliadas durante as provas desse processo seletivo:   

Para os cursos Subsequentes: Dom Casmurro(Machado de Assis)

Dom Casmurro foi publicado em 1900 e é um dos romances mais conhecidos de Machado de Assis. Narra em primeira pessoa a estória de Bentinho que, por circunstância várias,  passa a ser conhecido como Dom Casmurro. Órfão de pai, criado com desvelo pela mãe (D. Glória), protegido do mundo pelo círculo doméstico e familiar, Bentinho é destinado à vida sacerdotal, em cumprimento a uma antiga promessa materna. A vida do seminário, no entanto, não o atrai. Correm os anos e com eles o amor de Bentinho e Capitu. Entre o namoro e o casamento, ele se forma em Direito e estreita a sua amizade com um ex-colega de seminário, Escobar, que acaba se casando com Sancha, amiga de Capitu.

(Marisa Lajolo, em "Literatura comentada", Abril Editora Disponível em http://www.mundovestibular.com.br/articles/415/1/DOM-CASMURRO---Machado-de-Assis--Resumo/Paacutegina1.html. Acesso em 05/04/2016.)

Para os cursos Superiores: A Normalista (Adolfo Caminha)

A normalista, de Adolfo Caminha, foi publicado em 1893. É um dos romances mais naturalistas da nossa literatura e aborda questões polêmicas consideradas interditas pela ordem social e política reinante: o incesto e o adultério, sexo, traição, família, libido e desnuda seus personagens de toda e qualquer roupagem de pudor ou outra virtude que mereça algum louvor. O local em que se desenrola o romance é Fortaleza, no Ceará. A maioria das ações acontecem em ambiente fechado, caracterizado sempre como um lugar simples, sem luxo e povoado de sentimentos pequenos.

(Disponível em: http://www.passeiweb.com/estudos/livros/a_normalista. Acesso em 05/04/2016)