Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Saberes da Extensão > Normas para publicação
conteúdo

Normas para publicação

publicado 21/08/2019 15h02, última modificação 03/03/2022 12h58

Saberes da Extensão

 

Chamada para Submissão de Relatos de Experiência para o II Seminário

1. Das disposições gerais

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) torna pública a chamada para submissão de Relatos de Experiência para o II Seminário Saberes da Extensão em formato de resumo expandido e apresentação oral.

2. Da padronização

2.1. Normas para publicação do Relato da Experiência

Os relatos deverão ser submetidos pelo endereço https://www.even3.com.br/planetaifmg/, conforme formulário próprio, com no máximo 4 páginas e seguindo as seguintes orientações:

  1. RESUMO – em Português, redigido em um único parágrafo, apresentando de forma concisa os pontos relevantes do texto, de no máximo 250 palavras. Máximo de três palavras-chave.
  2. FICHA TÉCNICA DA AÇÃO – Coordenador(es), Membros da equipe, Campus, Área Temática.
  3. RELATO DA EXPERIÊNCIA – contendo introdução, desenvolvimento (fundamentação teórica e metodológica, depoimentos), resultados e discussões (considerações finais), de no máximo 4 páginas, conforme a descrição detalhada no template.
  4. NOTAS DE RODAPÉ – apresentadas ao final das páginas, em corpo 9, podendo abranger comunicações pessoais e trabalhos em andamento (máximo de 5 linhas), não devendo conter referências bibliográficas;
  5. GRÁFICOS, FOTOS e FIGURAS – devem ser apresentadas preferencialmente em cores, no corpo do texto com legenda. Pede-se extensão JPEG com resolução de, no mínimo, 300 dpi.
  6. CITAÇÕES – citações diretas de até três linhas deverão vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação em caixa alta, ano de publicação, página(s) do texto citado, colocados entre parênteses. Se o nome do autor citado integra a oração, colocar só o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação. Quando superior a três linhas, deverão ser destacadas por meio de recuo de 3 cm da margem esquerda, fonte menor e sem aspas, com espaço simples;
  7. REFERÊNCIAS – Deverão figurar sob o título “Referências”, ao final do relato, as obras efetivamente citadas ao longo do texto, seguindo a Norma NBR 6023/2002 para Referências da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Clique AQUI para acessar o Template – “Modelo de relato de experiência”

2.2. Normas para apresentação oral e SLIDES

2.2.1. Tempo de apresentação: mínimo 8 minutos; máximo 12 minutos; haverá 5 minutos extras abertos para perguntas ao final de cada apresentação oral.

2.2.2. O participante deve utilizar como base o modelo de apresentação disponível aqui. Não é permitido retirar as logos e escritas inseridas na parte superior dos slides, assim como o rodapé. Utilizar os slides conforme as Normas Gerais da apresentação.

2.2.3. O número de slides fica a critério do participante, mas é importante considerar o tempo de aproximadamente 1 minuto para cada slide na montagem da apresentação.

Para melhor visualização, o conteúdo da apresentação deve ser visualmente atraente, composto de um texto cuidadosamente integrado com os gráficos, tabelas e figuras e/ou fotografias. Os dados devem ser basicamente os mesmos do resumo expandido, de forma mais sintética, contendo: introdução (verificar explicação detalhada no template), desenvolvimento (fundamentação teórica e metodológica, depoimentos), resultados e discussões (considerações finais). O objetivo desse arquivo é atrair o espectador para a sessão de trabalhos no dia do evento. Por isso, tente ser sucinto e dinâmico. Use uma organização simples e lógica para dispor os assuntos.

 2.2.4. Os slides devem ser claros, priorizando, quando possível, FIGURAS, ESQUEMAS, TABELAS, GRÁFICOS e QUADROS. É permitido o uso de animações ou vídeos na apresentação, dentro do limite do tempo.

 2.2.5. Deve-se, sempre que necessário, referenciar as afirmações.

3. Do envio das propostas

3.1 O relato de experiência e os slides deverão ser enviados até o dia 20/06/2021 às 23:59, no endereço https://www.even3.com.br/planetaifmg/com a devida revisão da língua portuguesa. O conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores.

3.2 Serão pré-selecionadas somente as propostas que enviarem o RELATO DE EXPERIÊNCIA e o SLIDE segundo as normas de formatação estabelecidas nesta Chamada. Propostas com apenas um dos arquivos não serão consideradas.

4. Da seleção para exposição no II Seminário Saberes da Extensão

4.1 Os relatos de experiência serão publicados nos Anais do II Seminário Saberes da Extensão e os slides serão apresentados em seção pública, como parte integrante do Planeta IFMG.

4.2 As propostas enviadas serão pré-selecionadas de acordo com os seguintes critérios:

a) Atendimento às normas de publicação desta chamada pública;

b) envio de ambos os arquivos: relato de experiência e slides;

4.3 As propostas pré-selecionadas serão avaliadas por comissão instituída pela PROEX, que fará a seleção dos trabalhos a serem publicados nos anais e expostos na seção de apresentação oral. As propostas serão classificadas de acordo com os seguintes critérios de avaliação:

a) Caráter extensionista da ação;

b) Impacto interno e externo;

c) Clareza, objetividade e coerência dos materiais;

d) Atendimento às normas de publicação definidas nas descrições de todos os itens do template

5. Calendário

Lançamento da Chamada Pública
01/06/2021
Prazo final para envio dos documentos 20/06/2021
Pré-seleção e seleção 21 a 28/06/2021
Divulgação do Resultado 29/06/2021
Realização do II Seminário Saberes da Extensão e Planeta IFMG 07 a 09/07/2021