Você está aqui: Página Inicial > ProfEPT > Componentes Curriculares > Estágio supervisionado e Orientação de Pesquisa

Estágio supervisionado e Orientação de Pesquisa

publicado 11/12/2017 11h36, última modificação 11/12/2017 14h50

Seminário de Pesquisa

Ementa:

Atualidade das pesquisas em ensino e educação. Estudo das temáticas que envolvem as linhas de pesquisa do programa, tendo como foco o desenvolvimento de pesquisa aplicada aos processos de ensino, em espaços formais e não formais, ao desenvolvimento e análise de materiais didáticos e ao uso de tecnologias para melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.

Referências:

NARDI, R. Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Editora Escrituras, 2001.

NARDI, R. Bastos, F.; Diniz, R. E.; Pesquisas em ensino de ciências, contribuições para a formação de professores. São Paulo: Editora Escrituras, 2004.

SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. (orgs.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

Artigos científicos da área de ensino e de educação de periódicos pertencentes ao Qualis da CAPES.

Livros conceituados que servirão para fomentar os estudos realizados pelo aluno de mestrado.

Jornais e revistas de divulgação científica com reportagens e artigos da atualidade.

Redação de Projeto de Pesquisa

Ementa:

Desenvolvimento do projeto de trabalho de conclusão de curso com vistas ao exame de qualificação.

Referências:

De acordo com a temática do aluno são selecionadas as bibliografias.

Prática de Ensino Orientada

Carga Horária: 60 horas

N° de Créditos: 4

Ementa:

Realização de práticas de ensino orientadas, nos diferentes espaços educacionais relacionados à Educação Profissional e Tecnológica, articuladas ao desenvolvimento de produto educacional, objeto da pesquisa de mestrado.

Referências:

De acordo com a temática e com a área de atividade do aluno serão selecionadas as bibliografias.

Prática de Pesquisa Orientada

Ementa:

Desenvolvimento orientado da pesquisa de mestrado com foco no desenvolvimento e validação do produto educacional. Coleta de informações. Construção de referencial teórico. Análise de informações. Escrita de relatório final na forma de dissertação ou artigo.

Referências:

De acordo com a temática do aluno são selecionadas as bibliografias.