Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca > Acessibilidade
conteúdo

Acessibilidade

por alessander.thomaz publicado 25/11/2019 12h39, última modificação 18/08/2022 14h26

 

Programas para acessibilidade

 

  • DOSVOX (Windows): Não se trata de um leitor de tela, mas de um software voltado a pessoas com deficiência visual, que se comunica com o usuário através de síntese de voz e o auxilia em diversas tarefas no computador. Manuais dos programas do DOSVOX.

 

  • NVDA - O NVDA permite que pessoas cegas e com deficiência visual acessem e interajam com o sistema operacional Windows e muitos aplicativos de terceiros. Manual de instruções NVDA

 

  • eViacam (Windows, Linux, Android): Através de uma webcam, permite controlar o cursor por movimentos da cabeça, substituindo o mouse. Manual

 

  • Lupa do Windows: Aplicativo padrão do Windows (versões 7 / 8 / 10 /11) que permite zoom de até 1600%.   É possível personalizar a disposição do efeito nos modos: tela inteira, lente e ancorado.

 

  • VLibras Plugin é uma das ferramentas da Suíte VLibras, um conjunto de ferramentas de tradução automática de Português para Libras. Ela traduz conteúdos selecionados no navegador para Libras de maneira simples, rápida e fácil. Para instalar a ferramenta no seu Google Chrome, acesse a  página da extensão VLibras para Chrome e clique em “Usar no Chrome” e em seguida “Adicionar extensão”.