Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Técnico > Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio

Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio

por alex.andrade publicado 03/05/2016 15h54, última modificação 15/07/2021 18h03
 Eletro-Eletrônica

O IFMG campus Ipatinga oferece, a partir de 2020, o curso de Educação Profissional Técnica em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio.

Esta modalidade é destinada aos alunos que já tenham concluído o ensino fundamental.

Turno: Integral

Duração: 3 anos

Vagas: 40

Ingresso: Vestibular anual ou transferência segundo normas previstas no regulamento de ensino

Modalidade: Presencial

Tempo de integralização: mínimo de 3 e máximo de 6 anos para conclusão do curso.

Carga horária total: 3205 horas

Apresentação

Com o intuito de formar estudantes de ação e reflexão crítica sobre o mundo em que vive, por meio da formação cidadã, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG campus Avançado Ipatinga – oferece o curso técnico em Eletrotécnica integrado à formação de Nível Médio. O curso busca preparar o estudante para dar continuidade ao estudo na universidade e/ou ingressar no mercado de trabalho. O mercado de trabalho de uma região de destaque como Ipatinga necessita cada dia mais de força de trabalho especializada para atender ao desafio constante da busca por processos mais sustentáveis.

Perfil Profissional e competências

O Técnico em Eletrotécnica formado pelo IFMG campus Avançado Ipatinga deverá possuir um conjunto de características capaz de lhe prover as habilidades e competências para o desenvolvimento de suas atividades. Para isso o Técnico em Eletrotécnica será estimulado a desenvolver as seguintes habilidades:

• Planejar, programar, controlar, executar e supervisionar atividades de manutenção em Sistemas Elétricos e de Automação;
  • Gerar especificações técnicas e prestar assistência na aquisição de materiais para reposição e estoque de componentes e equipamentos para Sistemas Elétricos e de Automação;
  • Elaborar relatório técnico que retrate a viabilidade econômica da manutenção elétrica, em Sistemas Elétricos e de Automação;
  • Estudar e avaliar defeitos e diagnosticar suas causas para as providências corretivas;
  • Elaborar planilha de custos de manutenção elétrica de máquinas e equipamentos industriais, considerando a relação custo-benefício;
  • Aplicar normas técnicas de saúde, segurança no trabalho e controle do meio ambiente.

Campo de Atuação

O profissional técnico em Eletrotécnica, formado pelo IFMG - campus  Avançado Ipatinga - será um profissional com ampla formação humana geral, além de dotado de uma formação técnica que lhe permitirá atuar em sociedade com visão crítica, espírito criativo e empreendedor, capaz de desenvolver atividades inerentes a sua área de formação.

O técnico em Eletrotécnica pode atuar em diversos segmentos industriais, tais como indústrias siderúrgicas, mineração, petroquímicas, automobilísticas, alimentícias, de energia, celulose, naval, aeronáutica, metalúrgica e do setor eletrônico.

Bem como, em laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa. E, ainda, em empresas integradoras, no setor de serviços e na construção civil.

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Matriz Curricular

Regulamento de Ensino do IFMG