Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1º ciclo de palestras intercampi de astronomia estreia nesta quinta (29)

1º ciclo de palestras intercampi de astronomia estreia nesta quinta (29)

Evento envolve várias unidades do IFMG e tem por objetivo ajudar estudantes na preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2021
publicado: 28/04/2021 12h52, última modificação: 30/04/2021 10h03

Atividade intercampiO 1º Ciclo de Palestras de Astronomia do IFMG é um projeto de extensão coordenado pelos professores Artur Difini Accioly, do Campus Governador Valadares, e Bruno da Fonseca Gonçalves, do Campus Itabirito. O projeto integra o Programa de Extensão Intercampi em Astronomia do IFMG, que está em construção e busca desenvolver atividades de astronomia nos diversos campi do Instituto, além de aumentar a interação da comunidade acadêmica com a sociedade, divulgando e promovendo esse campo de conhecimento.

As palestras deste ciclo ocorrerão entre os dias 29/04 e 26/05. Serão orientadas a temas mais básicos em astronomia, servindo para divulgação do conhecimento desta área e ajudando os estudantes, principalmente os do ensino médio, na preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que ocorrerá nos dias 27 e 28 de maio.

Todas as atividades serão transmitidas pelo canal do Programa de Extensão  no YouTube.

Como participar?

Serão emitidos certificados de participação (um certificado por palestra) para quem se inscrever pelo site acima e acessar as palestras pela área de transmissão do Even3. Aqueles que não tiverem interesse em receber certificado de participação não precisam se inscrever e podem assistir às atividades diretamente pelo canal no YouTube.

PALESTRAS

29/04 - O que é a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)? (prof. Bruno da Fonseca Gonçalves - Campus Itabirito)

30/04 - Os planetas rochosos e os gasosos (prof. Fernando Jesus de Oliveira - Campus Conselheiro Lafaiete)

03/05 - O Tempo: o dia, o mês e o ano. Como definimos historicamente estes períodos de tempo? (prof. Bruno Francisco Melo Pereira - Campus Betim)

06/05 - Telescópios (prof. Cleonir Coelho Simões - Campus São João Evangelista)

12/05 - A origem do Sistema Solar e do Universo. Como os astronautas se comunicam no espaço (prof. Arilson Paganotti - Campus Congonhas)

13/05 - Esfera Celeste (prof. Leonardo Marques Soares - Campus Betim)

20/05 - Evolução Estelar (prof. Leonardo Marques Soares - Campus Betim)

21/05 - A expansão do Universo: Lei de Hubble (prof. Rafael Marinho - Campus Ouro Branco)

24/05 - Brilho e magnitude das estrelas (prof. Mayler Martins - Campus Bambuí)

26/05 - Sol: características, estrutura física e evolução (profa. Amanda Resende Piassi - Campus Arcos)

Sobre a OBA

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está em sua 24º Edição, sendo o segundo ano em que suas provas podem ser feitas online, devido à pandemia. Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), as provas serão realizadas em 27 e/ou 28/05/2021 em sua própria residência, via internet, numa única fase, em quatro níveis para atender aos alunos do ensino fundamental e médio.

Em 2019 participaram 884.979 alunos distribuídos por 9.965 escolas. Vários alunos do IFMG já foram premiados nessa olimpíada com medalhas de ouro, prata e bronze.

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos desde o 1º ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio.

A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos nos processos e também os diretores escolares.

A OBA é um evento altamente envolvente, pois o aluno quando se inscreve para participar acaba estudando voluntariamente muito mais os conteúdos da Olimpíada, logo, ele já é um ganhador, pois quem estuda está sempre ganhando. Até mesmo os professores acabam aprendendo um pouco mais durante os eventos, pois através das perguntas e respostas das provas eles também vão aprender. Saiba mais! www.oba.org.br