Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aplicativo SouTec ajuda estudantes na escolha de um curso técnico
conteúdo

Notícias

Aplicativo SouTec ajuda estudantes na escolha de um curso técnico

Ferramenta foi lançada pelo Ministério da Educação, no dia 3 de junho, e já está disponível para ser baixada gratuitamente no celular.
publicado: 10/06/2022 15h22, última modificação: 10/06/2022 15h22
Fotos: Luis Fortes/MEC

Fotos: Luis Fortes/MEC

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), juntamente com algumas instituições federais de ensino lançou, no dia 3 de junho, o aplicativo SouTec. A ferramenta auxilia os estudantes a identificar seu perfil profissional e encontrar um curso técnico mais adequado ao perfil delineado. Também indica em qual cidade e instituição o curso é ofertado. A ferramenta já está disponível nas lojas de aplicativos de celular e é gratuita.

Como funciona?

Após baixar o aplicativo, preencher as informações e ativar o compartilhamento da localização, o usuário deve responder a dois testes. O primeiro é o teste de interesse com 72 questões, quando são avaliadas as habilidades e competências que formam o perfil profissional. Já o segundo teste é de autoconhecimento e possui 28 questões que apontam as preferências no ambiente de trabalho. Os testes não possuem tempo para resposta e podem ser pausados e finalizados em outro momento.

Após a realização dos dois testes, o perfil do estudante é mapeado e indica quais áreas ele possui maior afinidade de acordo com as habilidades e preferências. O aplicativo ainda permite que o estudante favorite as instituições e faça uma análise antes de definir qual a melhor escolha. 

Ao todo são 215 formações técnicas disponíveis no Catálogo Nacional Dos Cursos Técnicos, o CNCT. O IFMG está presente ofertando 76 cursos técnicos, distribuídos em 18 cidades de Minas Gerais. São elas: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, São João Evangelista e Santa Luzia.

A vantagem do aplicativo é auxiliar os estudantes nos anos finais do ensino fundamental e início do ensino médio na autonomia e escolha profissional.