Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Itabirito doa máscaras produzidas na unidade à prefeitura da cidade

Campus Itabirito doa máscaras produzidas na unidade à prefeitura da cidade

Primeira entrega contou com 25 protetores faciais que serão destinados a unidades de saúde de Itabirito. Segundo o diretor da unidade, mais 275 máscaras serão produzidas.
publicado: 27/04/2020 15h34, última modificação: 09/07/2020 12h33

O Campus Itabirito realizou, na segunda-feira (13), a doação de 25 máscaras de proteção individual à Prefeitura da cidade. As máscaras, produzidas inteiramente pela unidade, serão destinadas, pela Secretaria Municipal de Saúde, a centros de saúde de Itabirito, como UPAs e consultórios odontológicos públicos. A entrega faz parte de um projeto desenvolvido pelo campus de apoio à prefeitura no combate à pandemia da Covid-19 na região.

Para confecção da primeira remessa de máscaras, o diretor-geral do campus, Daniel Fonseca, explica que foi montada uma equipe que conta com a presença dos professores Elias Freitas e Adriana Almeida, que organizam, respectivamente, a produção das máscaras e a logística de processos. Além deles, os estudantes Gabriel Carvalho e Brenda Gomes também participam diretamente do processo de confecção das máscaras.

Segundo o diretor, os suportes das máscaras foram produzidos por meio de impressão 3D, utilizando o equipamento da unidade. Já o corte a laser das lâminas de ABS, material semelhante ao acrílico que forma a tela de proteção dos utensílios, foi realizado pelo Campus Ibirité, que é parceiro no projeto.

O encontro para entrega das máscaras ocorreu no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de Itabirito. O IFMG foi representado pelo diretor-geral, Daniel Fonseca, além de dois membros da equipe de produção dos equipamentos, a professora Adriana e o aluno Gabriel. A remessa foi entregue pelo grupo diretamente ao secretário de saúde do município.

Não para por aí

A segunda remessa da entrega, que também será produzida na unidade, contou com o auxílio de entidades públicas e privadas da cidade, entre elas a Agência de Desenvolvimento Econômico de Itabirito (Adesita), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Itabirito), a Associação Comercial Empresarial (ACE-Itabirito) e o Sindicato do Comércio de Itabirito (Sincovita), que realizaram a compra do material necessário à confecção dos utensílios, etapa foi iniciada pela equipe do campus ainda na primeira quinzena de abril.

Segundo o diretor, serão entregues, nesta segunda etapa do projeto, 275 máscaras que também serão destinadas à profissionais de saúde de Itabirito. A segunda parte da entrega deve ocorrer já nas próximas semanas.

Confira outras ações desenvolvidas pelos campi do IFMG para combate ao Coronavírus