Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Itabirito prepara apresentações para encontro nacional de Ciências da Natureza
conteúdo

Notícias

Campus Itabirito prepara apresentações para encontro nacional de Ciências da Natureza

O Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim) chega a sua quarta edição e contará com apresentações de trabalhos dos alunos do Campus Itabirito.
publicado: 14/04/2021 13h48, última modificação: 22/04/2021 10h02

 

Visando fomentar pesquisas científicas e práticas didáticas desenvolvidas de formas alternativas, acontece - entre os dias 19 e 23 de abril - o Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim). O evento bienal reúne professores e pesquisadores do ensino básico e superior, com uma ampla programação de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos que aquecem o debate teórico-metodológico sobre o processo de ensino das ciências naturais.  

Nesta edição, o Campus Itabirito fará a apresentação de quatro trabalhos orientados pelo professor de Física da unidade, Bruno Gonçalves. Os materiais fazem parte de projetos de ensino desenvolvidos pelos discentes nos anos de 2019 e 2020. A proposta consiste em trabalhar a física de uma forma lúdica, utilizando temas como o teatro, jogos digitais, quadrinhos, entre outros. 

As produções foram submetidas ao Encontro Nacional no formato de resumo e analisadas por dois avaliadores que consideram a sua pertinência ao evento. A partir disso, são feitas pequenas correções e, após as alterações, elas passam a fazer parte do encontro.

Confira os trabalhos do IFMG – Campus Itabirito que estarão na programação do Jalequim 2021: 

Teatro ou curta metragem? Adaptações em um mundo doente

Teatro de física: Amor além das estrelas

Aprendendo física através de quadrinhos

História da ciência em quadrinhos: a biografia de Nikola Tesla

Adaptações na pandemia

Em decorrência da pandemia de Covid-19, a edição deste ano será realizada de forma remota e as inscrições estarão disponíveis até o dia 15 de abril. O Jalequim é aberto ao público e as taxas do encontro são proporcionais ao grau de formação do participante. Confira todas as informações na página do evento. Participe!