Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Robótica em foco

Robótica em foco

publicado: 22/11/2019 10h27, última modificação: 22/11/2019 10h28
Exibir carrossel de imagens Participação na MNR fase nacional.  Da esquerda para a direita: prof. Elias J R Freitas (coordenador da EPIIBOTS), Letícia P. Colombo, Gabriel C. D. da Conceição e Lucas M. Ferreira.

Participação na MNR fase nacional. Da esquerda para a direita: prof. Elias J R Freitas (coordenador da EPIIBOTS), Letícia P. Colombo, Gabriel C. D. da Conceição e Lucas M. Ferreira.

A Equipe de Pesquisa do IFMG Itabirito em Robótica (EPIIBOTS) tem trabalhado, principalmente, no desenvolvimento de robôs móveis autônomos, ou seja, robôs que realizam tarefas sem a intervenção humana. A equipe está inscrita no CNPQ desde o início de 2019 e, atualmente, conta com 14 alunos do técnico em Automação Industrial, 6 alunos da graduação em Eng. Elétrica e 2 professores do IFMG – Campus Avançado Itabirito.

Neste primeiro ano de formação, a equipe já participou de alguns eventos de robótica do Brasil. Em março, o trabalho de um robô seguidor de linha e de um robô sumô foram alguns dos competidores da terceira maior competição de robótica brasileira, a IronCup, em Santa Rita do Sapucaí. Em setembro, a equipe também marcou presença na Competição de Robôs Autônomos (CORA), que é uma competição organizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mais especificamente pelo PETEE (Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica).

Como o foco é a pesquisa, a EPIIBOTS tem procurado desenvolver trabalhos com relevância científica, visando a divulgação desses trabalhos por meio da publicação de artigos nos congressos da área. Nesse sentido, o projeto Desenvolvimento de uma empilhadeira robótica autônoma em miniatura foi aceito para publicação e convidado para a apresentação nas fases regional e nacional da Mostra Nacional de Robótica (MNR).

Na fase regional da MNR, ocorrida na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o trabalho dos alunos do técnico Letícia P. Colombo, Gabriel C. D. da Conceição e Lucas M. Ferreira foi premiado com certificados de Menção Honrosa por Mérito Acadêmico (distinção conferida como reconhecimento a artigos completos que tenham demonstrado excelência acadêmica) e Melhor Vídeo de apresentação do trabalho, que pode ser conferido em: https://www.youtube.com/watch?v=5mBguVS7L5o&t=.

Na fase nacional da MNR, ocorrida em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, a apresentação dos alunos envolvidos foi muito interativa com o público, uma vez que muitos dos expectadores eram da área da robótica (professores, alunos e apaixonados por robótica). Assim, houve uma grande troca de experiências, o que soma de maneira significativa na bagagem de cada um. A equipe ainda aguarda os resultados das avaliações. Mas, para o professor Elias J R Freitas, coordenador da EPIIBOTS: “Como a MNR faz parte do maior evento de robótica da América Latina, nossa participação na mostra foi um grande passo para a equipe. Os resultados deste ano mostram a potencialidade dos alunos e colocam a robótica em foco, como uma ferramenta de ensino fundamental para os dias atuais. Vale ressaltar também que, além do apoio da Direção de Pesquisa do campus, foi fundamental o apoio da direção da Extensão, possibilitando aos alunos a participação nesses vários eventos.”

Os bons resultados não param por aí, quatro membros da equipe receberam o certificado de Mérito Estadual na Olimpíada Brasileira de Robótica, fase teórica, sendo que três deles foram premiados com medalhas de bronze, prata e ouro na fase nacional. Letícia P. Colombo (medalhista de ouro) fala um pouco dessa experiência com a robótica: “A robótica abriu muitas portas para mim esse ano. O aprendizado adquirido com a minha participação na EPIIBOTS é um dos maiores influentes na minha formação acadêmica e pessoal”.

Outros trabalhos estão em desenvolvimento pela equipe, como o desenvolvimento de um robô trekking e um protótipo de veículo elétrico autônomo, que podem ser acompanhados no instagram da equipe: https://www.instagram.com/epiibots  Além desses trabalhos, alguns membros da equipe publicaram em congressos neste ano, tanto ligados à robótica quanto ao ensino em Engenharia Elétrica, além de uma parceria com a UFOP: 2 artigos no XI Congresso Internacional em Educação em Engenharia e Computação - ICECE2019, 1 artigo no Simpósio Brasileiro de Automática – SBAI2019  e 3 resumos no Seminário de Iniciação Científica do IFMG (SIC2019).