Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Piumhi tem 4 medalhistas de Ouro na OBA

IFMG Campus Piumhi tem 4 medalhistas de Ouro na OBA

Quatro alunos do curso Técnico Integrado do IFMG foram medalhistas de ouro na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além destes quatro, outros dois foram convidados a participarem da Seletiva Internacional.

Os estudantes do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do IFMG Campus Avançado Piumhi participaram da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) realizada este ano. Esse evento teve como público-alvo participantes do 1º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo país. Nessa edição, o município de Piumhi foi agraciado com 6 medalhas de ouro, sendo 4 dessas de participantes de nosso campus.

Os alunos foram orientados pelo professor de Física Roque Paulinelli. Segundo o docente, “O incentivo à participação dos estudantes em olimpíadas sempre foi uma característica de nosso campus. Neste ano, tivemos a oportunidade de participar de uma com um tema que me é muito querido: a astronomia. Tal assunto desperta em nós a curiosidade, o caráter contemplativo da ciência, de admiração, além de trazer uma certa humildade perante a vastidão do cosmos”.

Para a estudante do 3º ano do Ensino Médio Larissa, “Participar da OBA é sempre um grande desafio devido à complexidade e alto nível da prova, principalmente no contexto do ensino remoto emergencial. Nesse ano, tive o prazer de ser medalhista de ouro na Olimpíada e tenho certeza que essa conquista é um reflexo do meu esforço e da qualidade de ensino do IFMG. Gostaria de agradecer à toda comunidade do instituto pelos ensinamentos e por sempre me incentivarem a participar de olimpíadas, pesquisas e projetos. A oportunidade de fazer parte das seletivas para as olimpíadas internacionais de 2022 é, para mim, motivo de muito orgulho, felicidade e gratidão”.
Os discentes tiveram o apoio do Projeto Intercampi de Astronomia promovido pelo IFMG e que foi responsável pela realização de um ciclo de palestras voltadas à preparação para a olimpíada.

Os quatro medalhistas de ouro do IFMG – Campus Avançado Piumhi foram Gabriel Nunes Melo, João Marcelo Lima Teodoro de Souza, Larissa Rita Oliveira Araújo e Mateus Henrique Oliveira Souza. Os estudantes Nicolas Dante Andrade e Rafael Costa Bitencourt se juntarão aos vencedores para participarem das seletivas internacionais. Tais etapas visam a criação das equipes brasileiras que competirão na Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica e também na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.

Conheça também medalhistas de outros campi do IFMG