Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Estudantes do IFMG são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Ao todo, eles obtiveram 35 medalhas na 24º edição do evento. Alunos com melhor desempenho também conquistaram vagas nas seletivas internacionais.
publicado: 31/08/2021 15h14, última modificação: 13/03/2024 11h42

Estudantes do IFMG participaram da 24º edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Trinta e cinco alunos, de 14 campi, receberam medalhas e outros 15 obtiveram notas iguais ou superiores a 7,0 - em uma prova valendo 10 pontos - e também foram convidados para as seletivas das olimpíadas internacionais.

Os estudantes selecionados em todo o país nos treinamentos irão compor as equipes brasileiras nos eventos internacionais da área em 2022: XV International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (IOAA ) e XIV Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). As etapas internacionais ocorrem entre setembro e dezembro deste ano.

Para se prepararem para a OBA, além dos grupos de estudos e projetos de extensão, os estudantes contaram este ano o 1º Ciclo de Palestras de Astronomia do IFMG. A iniciativa, coordenada pelos professores Artur Difini Accioly, do Campus Governador Valadares, e Bruno da Fonseca Gonçalves, do Campus Itabirito, abordou temas mais básicos em Astronomia, contribuiu para a divulgação do conhecimento na área e auxiliou os estudantes na participação da OBA.

Os estudantes do IFMG conquistaram 16 medalhas de ouro, 12 de prata e 7 de bronze. Confira:

Medalhistas de Ouro

Medalhistas de Prata

Medalhistas de Bronze

Gabriel Nunes Melo (Campus Avançado Piumhi)

Cauã Fernandes Geraldo (Campus Conselheiro Lafaiete) Edson Danelon Machado Barros (Campus  Conselheiro Lafaiete)

João Marcelo Lima Teodoro De Souza (Campus Avançado Piumhi)

João Vitor De Oliveira Gomes (Campus Itabirito) Thiago Philippe Fonseca Lopes (Campus Conselheiro Lafaiete)
Mateus Henrique Oliveira Souza (Campus Avançado Piumhi) Lucas Quiuqui De Oliveira (Campus Avançado de Ipatinga) Daniel Da Silva Guimaraes (Campus Avançado Ipatinga)
Filipe Gomes Ferreira e Silva (Campus Governador Valadares) Nícolas Martins Lacerda (Campus Betim) Fillipy Silva Viana (Campus Avançado Ipatinga)
Ruan Victor Dos Santos (Campus São João Evangelista) Álan Marçal Da Silva (Campus Ponte Nova) Alexandra Lourdes Santos Barbosa (Campus Conselheiro Lafaiete)
Victor Gonçalves De Paula Neves (Campus Ouro Preto) João Pedro Santos Ribeiro (Campus Ribeirão das Neves) Lizandra Abelha Coelho Barbosa (Campus Avançado Ipatinga)

Vitor Matheus Do Nascimento Moreira (Campus Ouro Preto)

Júlia Beatriz Aparecida Silva (Campus Conselheiro Lafaiete) Paloma Carvalho Dias (Campus Avançado Ipatinga)
Danilo Matos de oliveira  (Campus Betim) Letícia Ferreira De Oliveira (Campus Conselheiro Lafaiete)

Guilherme S.F. S. Freire (Campus Ponte Nova)

Raiane Gil Oliveira (Campus Conselheiro Lafaiete)
Igor Alves Dos Reis Corrêa (Campus Ponte Nova) Ana Luiza Afonso Armond Da Silva (Campus Sabará)
Igor Fuscaldi Granato (Campus Ponte Nova)

Maria Eduarda Salles Machado de Souza (Campus Sabará)

Larissa Rita Oliveira Araújo  (Campus Avançado Piumhi) Fernanda Júnia De Deus (Campus Ouro Preto)
Gabriela Dutra De Freitas (Campus Conselheiro Lafaiete)
Isabel Andrade Souza (Campus Conselheiro Lafaiete)
Waleska Bruna Lima De Oliveira (Campus Governador Valadares)
Camila Barbosa Ferreira (Campus Ouro Branco)

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), a OAB é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais e tem o objetivo de fomentar o interesse pela Astronomia, Astronáutica e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Para saber mais, acesse o site da OBA.