Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-Graduação > Pós-graduação no IFMG
conteúdo

Pós-graduação no IFMG

publicado 22/04/2016 15h05, última modificação 20/12/2023 10h51

 

 


 

A Diretoria de Pós-Graduação tem por objetivo maior fomentar o desenvolvimento dos programas e cursos de pós-graduação no IFMG, bem como dar suporte aos Programas de Pós-Graduação em vigência na instituição. Neste sentido, tem papel decisivo na implementação do processo de verticalização de ensino do IFMG, procurando atuar nas vertentes do ensino técnico, superior e pós-graduação e, afinal, criando um ambiente que favoreça ações de pesquisa e extensão.

A Diretoria de Pós-Graduação assessora e supervisiona a elaboração de novos projetos de cursos de Pós-Graduação, que devem ser encaminhados ao Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, e para o Conselho Superior, quem deverá, em última instância, aprovar o funcionamento do curso. A Diretoria acompanha e supervisiona o desenvolvimento dos cursos de Pós-Graduação, em conjunto com os representantes da pós-graduação em cada campus, que podem ser os gestores da pasta de Pós-Graduação e os coordenadores de curso. A Diretoria de Pós-Graduação também procura informar à comunidade acadêmica as oportunidades de inserção em programas de apoio à pós-graduação das agências de fomento (CAPES, CNPq e instituições diversas), bem como as possibilidades de realização de parcerias com outras IES no Brasil e no Exterior.

Como resultado destes esforços, o IFMG passou a contar com a oferta vários cursos de Pós-graduação. No ano de 2014, a CAPES autorizou o funcionamento do primeiro curso de Mestrado de nossa instituição, em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental. Além disso, a instituição conta com cursos de especialização em várias áreas do conhecimento que foram criados em sintonia com as tentativas de verticalização dos currículos e com a necessidade de atender às demandas dos arranjos produtivos dos Campi onde os cursos estão instalados.  

 

Criação de cursos

(Lato Sensu) Especialização:

Os cursos de pós-graduação lato sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais complementam a formação ofertada pela graduação institucional com o intuito de proporcionar ao estudante ensino verticalizado e de qualidade, com elevado padrão técnico, científico e profissional.

Uma vez manifestada a intenção de criar um curso, seja por parte de um departamento/área ou grupo de professores de diferentes áreas, os mesmos deverão elaborar um projeto pedagógico. Para isso, é necessário utilizar o formulário para Criação de Curso Lato Sensu (Resolução nº 22 de 16 de julho de 2010) que está disponível no Sei e encaminhar o processo para a unidade CPG, para apreciação e institucionalização.

Todo o processo deve ser feito via SEI, onde há o formulário para ser preenchido, que já é o Projeto Pedagógico para a criação do curso. Outros documentos como a ata da reunião docente que aprovou a oferta do curso e declaração de ciência do diretor do Campus devem ser anexados ao processo.

Caso queira conhecer o formulário em versão Word, acesse aqui o Formulário para Criação de Curso

   

Atenção: o formulário em word não deve ser enviado à PRIPPG.

 

(Stricto Sensu) Mestrado e Doutorado:

 As propostas de criação de cursos Stricto Sensu deverão ser submetidas à Capes pela Pró-Reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação do IFMG, por via eletrônica, no prazo fixado pelo calendário para APCN - Apresentação de Propostas de Curso Novo.

O processo de avaliação de propostas de cursos novos segue etapas e instruções específicas, conforme as seguintes etapas:

Etapa 1: Submissão das propostas à Capes

Etapa 2: Análise das Comissões de área da Capes

Etapa 3: Análise e decisão pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES)

Etapa 4: Deliberação do Conselho Nacional de Educação/MEC

Consulte aqui: Como submeter propostas de cursos à avaliação pela CAPES