conteúdo

Contribua com o PDI

publicado 05/02/2024 13h00, última modificação 15/04/2024 10h30

Para a construção do PDI 2024-2028, a etapa Consultas e Diagnósticos é de extrema importância para mapear nossa instituição em seus ambientes interno e externo. Mais importante ainda é a participação de nossa comunidade nos trabalhos de realização deste mapeamento.

Assim, esta página dedica-se a dar acesso às ferramentas preparadas para realização das contribuições de nossa comunidade para o processo de construção do PDI 2024-2028.

Ambiente Interno: Forças e Fraquezas

No contexto de ambiente interno o mapeamento será realizado por meio da Plataforma SUAP e a comunidade poderá contribuir com a identificação de pontos Forte e/ou Pontos Fracos existentes em nossa instituição.

Pontos fortes são recursos internos na Reitoria, nos campi ou no Polo de Inovação, tangíveis (orçamento, pessoas, tecnologia, edifícios, infraestrutura física, dentre outros) ou intangíveis (conhecimento, confiança, reputação, marca, processos, projetos, habilidade gerenciais, dentre outros), que quando disponíveis e/ou combinados tornam-se capacidades e competências que ajudam o IFMG cumprir sua missão.

Pontos fracos são recursos internos na Reitoria, nos campi ou no Polo de Inovação, tangíveis (orçamento, pessoas, tecnologia, edifícios, infraestrutura física, dentre outros) ou intangíveis (conhecimento, confiança, reputação, marca, processos, projetos, habilidade gerenciais, dentre outros), que quando indisponíveis tornam-se incapacidades e incompetências que atrapalham o IFMG cumprir sua missão.

Para contribuir nesta etapa acesse:

"EM BREVE"

Ambiente Externo: Oportunidades e Ameaças

No contexto de ambiente externo o mapeamento será realizado por meio de formulários e a comunidade poderá contribuir com a identificação de Oportunidades e/ou Ameaças existentes em nossa instituição.

Oportunidades são fatores do ambiente externo ao IFMG e que podemos aproveitar para nosso crescimento e desenvolvimento. Isso pode incluir novas parcerias, programas governamentais, iniciativas de sustentabilidade, novas metodologias de ensino, demandas do mercado de trabalho, ou qualquer outro fator que pode ajudar a instituição.

Ameaças são fatores do ambiente externo ao IFMG e que são desafios ou obstáculos que podemos enfrentar. Isso pode envolver, por exemplo, mudanças na legislação, concorrência, riscos econômicos, tecnológicos, sociais, ou qualquer outro fator que pode atrapalhar a instituição.

Para contribuir nesta etapa acesse os links ou QR Codes:

Oportunidades: 

Link: https://forms.gle/xgDVaSN2FFMFaX116

Ameaças:

Link: https://forms.gle/7tGXP8wwB2vsxLas5

 

* Etapa de mapeamento de ambiente externo iniciada no Workshop de Planejamento Estratégico do PDI 2024-2028 realizado entre os dias 03 e 04 de abril de 2024 com gestores de todo o IFMG.

Contribua também para revisão de identidade estratégica:

Missão

Contribua com uma palavra que não pode faltar em nossa MISSÃO que é a razão da existência e o propósito da instituição.

Nossa MISSÃO atual é:

Ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional.

Para contribuir nesta etapa acesse o link:

Link: https://www.menti.com/alj6ejymbmtu

Visão

Contribua com uma palavra que não pode faltar em nossa VISÃO que é imagem de futuro, a aspiração e o objetivo de longo prazo que a instituição deseja alcançar.

Nossa VISÃO atual é:

Ser reconhecida como instituição educacional inovadora e sustentável, socialmente inclusiva e articulada com as demandas da sociedade.

Para contribuir nesta etapa acesse o link:

 Link: https://www.menti.com/alzmno3y3y8v

Valores

Contribua com uma palavra que não pode faltar em nossos VALORES que são um conjunto de crenças fundamentais mantidas pela instituição e envolvem princípios que regem sua filosofia de atuação e a forma de agir dos seus servidores e colaboradores.

Nossos VALORES atuais são:

Ética, Transparência, Inovação e Empreendedorismo, Diversidade, Inclusão, Qualidade do Ensino, Respeito, Sustentabilidade, Formação Profissional e Humanitária, Valorização das Pessoas.

Para contribuir nesta etapa acesse o link:

 Link: https://www.menti.com/alhd5c32ix4v