Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Anuário do Piben > Apresentação
conteúdo

Apresentação

publicado 16/12/2020 15h17, última modificação 22/03/2022 07h20
Anuário de Projetos de Ensino

O Anuário de Projetos de Ensino consiste em uma coletânea de projetos desenvolvidos nos Campi do IFMG. Chama atenção, primeiramente, a confirmação do crescimento cada vez maior das atividades inéditas realizadas por professores e servidores técnico administrativos, bem como, a crescente participação de discentes na operacionalização das propostas.

Trata-se de um grande incentivo ao ensino, indicando um cenário favorável para as ações do IFMG em torno da valorização profissional e busca pela efetivação do seu compromisso social.

Os projetos e informações aqui apresentados tem como objetivo tornar público os resultados dos Projetos de Ensino - PIBEN, aprovados por meio de edital de seleção   proposto anualmente pela Pró-Reitoria de Ensino do IFMG - PROEN. Projetos de ensino são atividades temporárias de desenvolvimento educacional que visam à reflexão e à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem desenvolvidos em momentos distintos daqueles destinados à carga horária regular das disciplinas dos cursos.  Os projetos são desenvolvidos sob a responsabilidade e orientação dos proponentes docentes ou técnicos administrativos, podendo ser executados no âmbito do Campus ou de forma Multicampi. 

Os editais do PIBEN são realizados sob demanda induzida e disponibilizam bolsas para discentes regularmente matriculados nos cursos Técnicos ou Superior do IFMG. 

Finalizadas as ações propostas nos projetos, são apresentados artigos pelos docentes e técnicos administrativos que compõem as versões dos Anuários. Ressalta-se que o anuário é um registro importante para a memória dos projetos executados na instituição, ao mesmo tempo em que pode contribuir para pesquisas acadêmicas internas ou externas ao IFMG.

Queremos cada vez mais abrir o debate sobre o ensino, reunindo parceiros e promovendo ações de qualidade, contínuas e atuais. Há muito trabalho a ser feito – e refeito – pela frente, e apenas com a união de esforços isso será possível.