Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Anuário do Piben > Normas para publicação
conteúdo

Normas para publicação

publicado 16/12/2020 15h17, última modificação 16/12/2020 15h17
Anuário do Piben

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NO ANUÁRIO DO PIBEN

 

Serão publicados no anuário eletrônico apenas os relatórios finais dos projetos executados por meio do edital do Piben e apresentados de acordo com as normas de formatação e referência elencadas a seguir. Os trabalhos que não se enquadrarem nessas normas não serão publicados.

 

Trabalhos Completos

 

O texto de cada participante deverá ter formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões/recomendações e referências, estruturado de 8 (oito) a 12 (doze) páginas, incluindo as referências bibliográficas e os anexos, o arquivo correspondente deverá ter tamanho máximo de 1.5MB e enviado em formato pdf.  

O autor estará automaticamente autorizando a instituição a utilizar a obra de sua autoria, em publicação impressa, digital, internet, CD-Rom ou em qualquer outra mídia.

O texto aceito para publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores. A revisão do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor(es). 

A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo: 

O resumo deve conter de 250 a 300 palavras, em espaço simples, apresentando no final três palavras ­chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12.

 

Estrutura do trabalho

 

- Formato do arquivo: ​2007/2010 (doc.) ­

- Folha:​ A4 ­

- Fonte: ​Times New Roman, tamanho 12

- Margens superior e inferior:​ 2,5 cm

­ - Margens direita e esquerda:​ 3,0 cm

- Espaçamento entre linhas:​ 1,5 cm

­- Espaçamento entre parágrafos: ​nenhum 

- Alinhamento: ​justificado

- Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado, tamanho 12

- Identificação do(s) autor(es): dois espaços abaixo do título, à margem direita, com espaço simples, tamanho 12.

­ - Autor: nome e sobrenome completos, com apenas a primeira letra maiúscula (se houver mais de um autor, estes devem entrar um abaixo do outro, separados por espaço simples ­). O nome de cada autor deverá ser seguido de filiação institucional (sigla da instituição, entre parênteses), E-­mail: abaixo do nome do autor cada autor.

 

Referências, citações e Anexos: ­

 

As citações e referências devem seguir as normas da ABNT​: As referências devem vir dois espaços abaixo do final do texto, em corpo 12, ordem alfabética, alinhadas à esquerda, sem numeração, apresentadas de acordo com as normas mais recentes da ABNT 6023, contendo exclusivamente as obras citadas no texto. ­ 

Comentários e notas de conteúdo deverão ser colocados em notas de rodapé (Tamanho da fonte: 10); Exemplos devem ser apresentados em espaço simples, numerados progressivamente em algarismos arábicos; ­ 

Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir ao longo do texto, com indicação de fonte (quando for o caso).

 

Principais Normas de Formatação

 

NORMA

DESCRIÇÃO

NBR 10520 / 2002 - Citações

Esta Norma especifica as características exigíveis para apresentação de citações .

NBR 6022 / 2018 - Artigos científicos impressos

Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação

NBR 6023 / 2018 –  Referências

Esta norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Esta norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.

NBR 6028 - Resumo e Abstract

Esta norma estabelece a apresentação do RESUMO e do ABSTRACT.

NBR 6024 / 2012 - Numeração progressiva das seções de um documento

Esta Norma especifica os princípios gerais de um sistema de numeração progressiva das seções de um documento, de modo a expor em uma sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização.

NBR 15287 / 2011 - Projeto de pesquisa

Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de projetos de pesquisa.