Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Anuário do Piben > Normas para publicação
conteúdo

Normas para publicação

publicado 16/12/2020 15h17, última modificação 22/03/2022 07h52
Anuário de Projetos de Ensino

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NO ANUÁRIO DO PIBEN

 

Serão publicados no anuário eletrônico apenas os relatórios finais dos projetos executados por meio do edital do Piben e apresentados de acordo com as normas de formatação e referência elencadas a seguir. Os trabalhos que não se enquadrarem nessas normas não serão publicados.

 

Trabalhos Completos

 

O texto de cada participante deverá ter formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões/recomendações e referências, estruturado de 8 (oito) a 12 (doze) páginas, incluindo as referências bibliográficas e os anexos, o arquivo correspondente deverá ter tamanho máximo de 1.5MB e enviado em formato pdf.  

O autor estará automaticamente autorizando a instituição a utilizar a obra de sua autoria, em publicação impressa, digital, internet, CD-Rom ou em qualquer outra mídia.

O texto aceito para publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores. A revisão do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor(es). 

A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo: 

O resumo deve conter de 250 a 300 palavras, em espaço simples, apresentando no final três palavras ­chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12.

 

Estrutura do trabalho

 

- Formato do arquivo: ​2007/2010 (doc.) ­

- Folha:​ A4 ­

- Fonte: ​Times New Roman, tamanho 12

- Margens superior e inferior:​ 2,5 cm

­ - Margens direita e esquerda:​ 3,0 cm

- Espaçamento entre linhas:​ 1,5 cm

­- Espaçamento entre parágrafos: ​nenhum 

- Alinhamento: ​justificado

- Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado, tamanho 12

- Identificação do(s) autor(es): dois espaços abaixo do título, à margem direita, com espaço simples, tamanho 12.

­ - Autor: nome e sobrenome completos, com apenas a primeira letra maiúscula (se houver mais de um autor, estes devem entrar um abaixo do outro, separados por espaço simples ­). O nome de cada autor deverá ser seguido de filiação institucional (sigla da instituição, entre parênteses), E-­mail: abaixo do nome do autor cada autor.

 

Referências, citações e Anexos: ­

 

As citações e referências devem seguir as normas da ABNT​: As referências devem vir dois espaços abaixo do final do texto, em corpo 12, ordem alfabética, alinhadas à esquerda, sem numeração, apresentadas de acordo com as normas mais recentes da ABNT 6023, contendo exclusivamente as obras citadas no texto. ­ 

Comentários e notas de conteúdo deverão ser colocados em notas de rodapé (Tamanho da fonte: 10); Exemplos devem ser apresentados em espaço simples, numerados progressivamente em algarismos arábicos; ­ 

Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir ao longo do texto, com indicação de fonte (quando for o caso).

 

Principais Normas de Formatação

 

NORMA

DESCRIÇÃO

NBR 10520 / 2002 - Citações

Esta Norma especifica as características exigíveis para apresentação de citações .

NBR 6022 / 2018 - Artigos científicos impressos

Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação

NBR 6023 / 2018 –  Referências

Esta norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Esta norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.

NBR 6028 - Resumo e Abstract

Esta norma estabelece a apresentação do RESUMO e do ABSTRACT.

NBR 6024 / 2012 - Numeração progressiva das seções de um documento

Esta Norma especifica os princípios gerais de um sistema de numeração progressiva das seções de um documento, de modo a expor em uma sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização.

NBR 15287 / 2011 - Projeto de pesquisa

Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de projetos de pesquisa.