Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Rede de Bibliotecas > Bibliotecas da Rede
conteúdo

Bibliotecas da Rede

publicado 31/07/2019 08h36, última modificação 30/08/2022 11h18

A Biblioteca do Campus Avançado Arcos tem como missão atender principalmente a comunidade acadêmica, sendo responsável pelo fornecimento de informações, procurando manter-se atualizada para melhor atender aos seus usuários. Atuando como instrumento de apoio dinâmico no processo de ensino/aprendizagem, busca dentro de suas possibilidades atender também a comunidade externa.

Contato: (37) 3431-4931   E-mail: biblioteca.arcos@ifmg.edu.br
Site:      

   

Bambuí

A Biblioteca Comunitária Professora Ebe Alves da Silva, é o órgão de apoio didático e pedagógico do Campus, inaugurada em 1978, na figura de seu responsável. Compete planejar,coordenar, elaborar, executar e controlar as atividades de processamento técnico (serviços de seleção e desenvolvimento de coleções, serviço de referência,serviço de circulação e empréstimo, armazenagem.                                    

Contato: (37) 3431-4931    E-mail: biblioteca.bambui@ifmg.edu.br   

Sitehttp://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/biblioteca

 

Betim 

 A biblioteca iniciou suas atividades no começo de 2014. Desde então tem como propósito  auxiliar a comunidade acadêmica nos processos de ensino, pesquisa e extensão. Possui como base a relação com os professores e o incentivo aos alunos a frequentar o espaço de forma cotidiana. Procura fomentar o uso dos livros técnicos e o estímulo à leitura de obras paradidáticas e literárias e ainda tem como objetivo aumentar o acervo seja em quantidade ou qualidade, para satisfazer seus usuários. Está vinculada à Direção de ensino, Pesquisa e Extensão do Campus.

Contato: (31) 3532-5933       E-mail: biblioteca.bt@ifmg.edu.br

Sitehttps://www.ifmg.edu.br/betim/biblioteca/apresentacao

 

Congonhas

A Biblioteca Bernardo Guimarães, localizada no IFMG Campus Congonhas, busca fomentar a pesquisa, promover o acesso, a disseminação e o uso estratégico da informação, apoiar o ensino e contribuir para a gestão do conhecimento na instituição. Seu acervo é formado por livros, periódicos, DVDs, revistas entre outros. O acervo recebeu este nome em homenagem ao escritor e poeta, Bernardo Joaquim da Silva Guimarães (1825-1884), autor do romance “A Escrava Isaura”.

Contato: (31) 3731-8136     E-mail: biblioteca.congonhas@ifmg.edu.br

Site: https://www.ifmg.edu.br/congonhas/biblioteca/apresentacao

 

Conselheiro Lafaiete

A Biblioteca Padre Lambert Noben do IFMG - Campus Conselheiro Lafaiete iniciou suas atividades em maio de 2016. Seu objetivo é proporcionar à sua comunidade interna e externa o acesso a informações por meio de materiais bibliográficos físicos e virtuais. Com relação ao ensino, à pesquisa e extensão, cabe à biblioteca oferecer suporte informacional com o intuito de contribuir para a produção e evolução do conhecimento. A biblioteca disponibiliza aos seus usuários os serviços de empréstimo, renovação, reserva, acesso às bibliotecas virtuais e consulta local e on-line ao acervo.

E-mail: biblioteca.lafaiete@ifmg.edu.br  

 

Formiga

 A Biblioteca Padre Hênio dos Santos ,  tem o objetivo de proporcionar ao seu corpo docente e discente, técnicos administrativos, pesquisadores e à comunidade em geral o acesso a materiais e informações bibliográficas. Atualmente, seu acervo é composto por 3070 títulos e um total de 9405 exemplares.

Contato:  (37) 3322-8432   E-mail:  biblio.formiga@ifmg.edu.br                                  Site: https://www.formiga.ifmg.edu.br/biblioteca

 

Governador Valadares

A Biblioteca do campus Governador Valadares é o órgão de apoio didático e pedagógico, e tem como função executar e controlar as atividades de processamento técnico, serviços de seleção e desenvolvimento de coleções; serviço de referência, circulação e empréstimo; armazenagem, sinalização e preservação e disponibilização do acervo, estabelecer políticas de disseminação, de recuperação da informação.

Contato: (33) 3272-5400 | Ramal 5405 E-mail: biblioteca.gv@ifmg.edu.br

 

Itabirito

A Biblioteca Jarbas Nazareth de Souza, tem como objetivo proporcionar à Comunidade Acadêmica acesso a materiais e informações bibliográficas, preferencialmente relativos à disciplinas que compõem os cursos oferecidos pelo IFMG. Às atividades de pesquisa, extensão e áreas afins, além de garantir instalações condizentes e propícias para sua utilização e também para estudo.

Contato: (31) 3561-1269    E-mail: biblioteca.itabirito@ifmg.edu.br                      Site:  https://www.ifmg.edu.br/itabirito/biblioteca/apresentacao

 

Ouro Branco

A Biblioteca José Bernardino, tem a missão de fornecer acesso à informação contribuindo, assim, com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo por objetivo atender as demandas informacionais dos alunos, professores e funcionários do Campus Ouro Branco.  Foi iniciada no ano de 2013 com os trabalhos de planejamento do espaço físico, que a comportaria temporariamente, da escolha do mobiliário e da seleção/aquisição dos materiais bibliográficos que iriam compor o acervo. 

Contato: (31) 3742-2140 | Ramal 2034 E-mail: biblioteca.ourobranco@ifmg.edu.br                                                       Site: https://www.ifmg.edu.br/ourobranco/biblioteca/estrutura

Ouro Preto

A Biblioteca Tarquínio José Barbosa de Oliveira é responsável por promover o acesso, a disseminação e o uso da informação, como apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, contribuindo para a produção e evolução do conhecimento. O acervo é composto por livros, revistas, vídeos, DVDs etc., e é aberto ao público interno e externo.

Contato:  (31) 3559-2266   E-mail: biblioteca.ouropreto@ifmg.edu.br

 

 

Piumhi

A Biblioteca Maria Aparecida Ferreira de Freitas, órgão de pesquisa, apoio didático e pedagógico do IFMG Campus Avançado Piumhi foi inaugurada em 26 de junho de 2014, juntamente com todo o espaço físico deste Campus.     Seu acervo é composto por livros, DVD's, periódicos, obras de referência, revistas eletrônicas e bases de dados.

Contato: (37) 3371-3353 | Ramal 219     E-mail: biblioteca.piumhi@ifmg.edu.br

 

 

Ribeirão das Neves

A Biblioteca do Campus Ribeirão das Neves tem a missão de fornecer acesso a documentos que promovam conhecimento e cultura no suporte às atividades acadêmicas e administrativas. Oferece os serviços de empréstimo, renovação e reserva online e presencial, treinamento de usuários, acesso a base de dados eletrônicas, auxílio à normalização bibliográfica, boletim informativo.

Contato: (31) 3627-2306  E-mail: biblioteca.neves@ifmg.edu.br

 

Sabará

A biblioteca do IFMG Campus Sabará tem como finalidade proporcionar ao seu corpo docente e discente, técnicos administrativos, pesquisadores e à comunidade geral o acesso a materiais e informações bibliográficas. Assim, o acervo disponibiliza aos seus usuários os serviços de empréstimos, reservas, renovação, auxílio aos alunos, levantamentos bibliográficos e consulta local ao acervo.

Contato: 3674-1178 | Ramal 004 E-mail: biblioteca.sabara@ifmg.edu.br

 

Santa Luzia

Tem como finalidade proporcionar ao corpo docente, discente, técnico-administrativos, pesquisadores, profissionais da área e comunidade em geral, acesso a materiais bibliográficos e informações técnico-científicas relativas às áreas de conhecimento próprias das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Unidade, bem como instalações adequadas para sua utilização e estudo.

Contato: (31) 3634-3910   E-mail: biblioteca.santaluzia@ifmg.edu.br

 

São João Evangelista 

A Biblioteca Professor Pedro Valério,busca proporcionar à comunidade interna e externa o acesso a materiais, informações bibliográficas, promovendo a disseminação e o uso da informação. A missão é reunir, organizar e difundir a informação documental necessária ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Instituição. 

Contato: (33) 3412-2932 E-mail: biblioteca.sje@ifmg.edu.br