Você está aqui: Página Inicial > Como ingressar

Como ingressar

por Comunicação — publicado 09/07/2021 18h07, última modificação 15/07/2021 14h19
O IFMG realiza, anualmente, dois processos seletivos, com oferta de vagas para cursos técnicos e superiores. As vagas contemplam os 18 campi da instituição.

Para ingressar em um dos cerca de 120 cursos gratuitos - técnicos ou superiores - ofertados pelo IFMG é necessário participar dos processos seletivos realizados semestralmente pela instituição. Os editais com as regras e orientações para inscrição são amplamente divulgados nos canais de comunicação do Instituto, é preciso ficar atento às datas.

CURSOS SUPERIORES OU GRADUAÇÃO: Bacharelado, Licenciatura e Tecnológicos
Requisitos: O candidato deverá ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. Metade das vagas serão ofertadas no Processo Seletivo do IFMG, enquanto as demais serão disponibilizadas via Sisu (neste caso, conforme cronograma do MEC). Para participar do processo seletivo, é preciso ter feito as provas do Enem em pelo menos uma das três últimas edições do Exame, sem ter obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a redação.
Forma de seleção: Classificação de acordo com a nota obtida pelo candidato no Enem.
Quando se inscrever: Ofertados, geralmente, em dois momentos. No processo seletivo para entrada de alunos no primeiro semestre (edital lançado entre setembro e outubro*) e, também, nas vagas para o segundo semestre, ofertadas em quantidade mais restrita (edital lançado entre abril e maio*)
Cursos ofertados 

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO
Requisitos: O candidato precisa ter concluído o Ensino Fundamental até a data de matrícula. Nesta modalidade, o estudante cursa simultaneamente no IFMG a formação técnica e o Ensino Médio regular.
Forma de seleção: Atualmente, em função da pandemia, ao invés da tradicional avaliação, adotou-se análise de desempenho escolar: são avaliadas as notas do candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.
Quando se inscrever: Ofertados, geralmente, no processo seletivo para entrada de alunos no primeiro semestre letivo de cada ano. O edital com as regras para concorrer a esses cursos é lançado entre os meses de setembro e outubro*.
Cursos ofertados

CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES AO ENSINO MÉDIO
Requisitos: É necessário o candidato estar matriculado e em curso no 1º ou 2º ano do Ensino Médio em outra instituição de ensino. Nessa modalidade, os estudantes cursam apenas as disciplinas de formação técnica no IFMG.
Forma de seleção: Atualmente, em função da pandemia, adotou-se análise de desempenho escolar: são avaliadas as notas do candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.
Quando se inscrever: Ofertados, geralmente, no processo seletivo para entrada de alunos no segundo semestre letivo de cada ano. O edital com as regras para concorrer a esses cursos é lançado por volta dos meses de abril e maio*.
Cursos ofertados

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO
Requisitos: Nesta modalidade, também chamada "pós-médio", o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou ter previsão de conclusão até a data de matrícula. O aluno irá cursar apenas disciplinas de formação técnica no IFMG.
Forma de seleção: Atualmente, em função da pandemia, adotou-se análise de desempenho escolar: são avaliadas as notas do candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio.
Quando se inscrever: Ofertados, geralmente, em dois momentos. No processo seletivo para entrada de alunos no primeiro semestre (edital lançado entre setembro e outubro*) e, também, nas vagas para o segundo semestre, porém, em quantidade mais restrita (edital lançado entre abril e maio*)
Cursos ofertados

* Trata-se apenas de uma previsão. Em função do calendário das unidades acadêmicas e outras situações não usuais, a data de lançamento dos editais de processos seletivos pode variar.