Você está aqui: Página Inicial > Como ingressar

Como ingressar

por Comunicação — publicado 09/07/2021 18h07, última modificação 20/09/2023 10h00
O IFMG realiza, anualmente, dois processos seletivos, com oferta de vagas para cursos técnicos e superiores. As vagas contemplam os 18 campi da instituição.

Para ingressar em um dos cerca de 120 cursos gratuitos - técnicos ou superiores - ofertados pelo IFMG é necessário participar dos processos seletivos realizados semestralmente pela instituição. Os editais com as regras e orientações para inscrição são amplamente divulgados nos canais de comunicação do Instituto, é preciso ficar atento às datas.

ACESSAR O SITE COM INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO 2024/1 - clique aqui

CURSOS SUPERIORES OU GRADUAÇÃO: Bacharelado, Licenciatura e Tecnológicos
Requisitos: O candidato deverá ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. Metade das vagas serão ofertadas no Processo Seletivo do IFMG, enquanto as demais serão disponibilizadas via Sisu (neste caso, conforme cronograma do MEC). Para participar do processo seletivo, é preciso ter feito as provas do Enem em pelo menos uma das dez últimas edições do Exame (2014 a 2023), sem ter obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a redação. Em algumas edições do processo seletivo, há também a opção de seleção a partir de análise de desempenho escolar mais uma prova de redação on-line.
Forma de seleção: Classificação de acordo com a nota obtida pelo candidato no Enem ou, em alguns editais, processo seletivo por análise de desempenho escolar mais uma prova de redação on-line.
Quando se inscrever: Ofertados, geralmente, em dois momentos. No processo seletivo para entrada de alunos no primeiro semestre (edital lançado entre setembro e outubro*) e, também, nas vagas para o segundo semestre, ofertadas em quantidade mais restrita (edital lançado entre abril e maio*)
Cursos ofertados 

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO
Requisitos: O candidato precisa ter concluído o Ensino Fundamental até a data de matrícula. Nesta modalidade, o estudante cursa simultaneamente no IFMG a formação técnica e o Ensino Médio regular.
Forma de seleção: É aplicado o exame de seleção, com questões de múltipla escolha. A prova, geralmente, é presencial, nas 18 cidades onde os cursos são ofertados. Os candidatos inscritos para concorrer às vagas ofertadas pelo Campus Ouro Preto poderão optar por fazer a prova também na cidade de Mariana-MG e aqueles inscritos para concorrer às vagas ofertadas pelo Campus São João Evangelista podem optar por realizar a prova na cidade de Capelinha-MG. Para isso, os candidatos devem manifestar interesse no momento da inscrição.
Quando se inscrever: Ofertados, geralmente, no processo seletivo para entrada de alunos no primeiro semestre letivo de cada ano. O edital com as regras para concorrer a esses cursos é lançado entre os meses de setembro e outubro*.
Cursos ofertados

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO
Requisitos: Nesta modalidade, também chamada "pós-médio", o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou ter previsão de conclusão até a data de matrícula. O aluno irá cursar apenas disciplinas de formação técnica no IFMG.
Forma de seleção: É aplicado o exame de seleção, com questões de múltipla escolha. A prova, geralmente, é presencial, nas cidades onde os cursos são ofertados. As questões serão divididas nas seguintes áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Quando se inscrever: Ofertados, geralmente, em dois momentos. No processo seletivo para entrada de alunos no primeiro semestre (edital lançado entre setembro e outubro*) e, também, nas vagas para o segundo semestre, porém, em quantidade mais restrita (edital lançado entre abril e maio*)
Cursos ofertados

* Trata-se apenas de uma previsão. Em função do calendário das unidades acadêmicas e outras situações não usuais, a data de lançamento dos editais de processos seletivos pode variar.