Você está aqui: Página Inicial > Início > Normas para Publicação
conteúdo

Normas para Publicação

por bruno.castro publicado 06/06/2016 12h18, última modificação 29/06/2023 09h57

A submissão dos trabalhos de pesquisa no SIC é obrigatória para os alunos da instituição que são bolsistas. 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

A submissão dos trabalhos de pesquisa no SIC é obrigatória para os alunos da instituição que são bolsistas. Os textos deverão ser submetidos pelo endereço https://sistemas.bambui.ifmg.edu.br/open_conference/index.php/sic/sic2023 apresentado conforme formulário próprio, com no máximo 7 páginas.

Ao submeter o trabalho na plataforma, todos os autores do trabalho deverão ser incluídos para que não haja problemas posteriores na certificação de participação e autoria.

Os resumos expandidos devem ser encaminhados até o dia 05/07/2023 às 23:59, com a devida revisão da língua portuguesa. O conteúdo dos textos é de inteira responsabilidade de seus autores.

O trabalho deve ser enviado de acordo com o modelo de resumo disponível no link (CLIQUE AQUI) e deve conter, dentre outras informações:

  • INFORMAÇÕES GERAIS: título da pesquisa, palavras-chave (de 3 a 5, no máximo), campus, tipo de bolsa, órgão financiador, nome dos integrantes do projeto, área de conhecimento conforme tabela do CNPq, etc.
  • RESUMO, em Português, redigido em um único parágrafo, sem utilização da primeira pessoa, apresentando de forma concisa os pontos relevantes do texto. O autor deve ressaltar no texto o objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho (utilizar, no mínimo, 300 e no máximo, 500 palavras);
  • NOTAS DE RODAPÉ (Opcional) – apresentadas ao final das páginas, em corpo 9, podendo abranger comunicações pessoais e trabalhos em andamento (máximo de 5 linhas), não devendo conter referências bibliográficas;
  • GRÁFICOS (Opcional) – podem ser coloridos, no corpo do texto com legenda.
  • FOTOS/FIGURAS (Opcional) – devem ser apresentadas preferencialmente em cores, no corpo do texto com legenda. Pede-se extensão JPEG com resolução de, no mínimo, 300 dpi.
  • CITAÇÕES: citações diretas de até três linhas deverão vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação em caixa alta, ano de publicação, página(s) do texto citado, colocados entre parênteses. Se o nome do autor citado integra a oração, colocar só o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação. Quando superior a três linhas, deverão ser destacadas por meio de recuo de 3 cm da margem esquerda, fonte menor e sem aspas, com espaço simples;
  • REFERÊNCIAS – Deverão figurar sob o título “Referências Bibliográficas”, ao final do resumo, as obras efetivamente citadas ao longo do texto, seguindo a Norma NBR 6023/2002 para Referências da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

NORMAS PARA A MOSTRA DE PITCHS

Os trabalhos do XI SIC serão apresentados na página do Planeta IFMG 2023 no formato de Pitchs, que são vídeos curtos (entre 60 e 90 segundos de duração) que devem ter legenda incorporada.

Pitch é um vídeo curto, simples e direto, que tem como objetivo apresentar uma ideia a um público específico. Basicamente, o apresentador precisa dizer, em poucas palavras, o que é o seu projeto, qual a área de atuação, qual problema ele busca resolver e quem são os participantes.

O Pitch não é uma apresentação acadêmica com exposição de dados e termos complexos. A linguagem utilizada deve ser acessível de modo que o público em geral possa compreender o conteúdo.

Ao submeter o vídeo, os autores autorizam o uso de imagem e voz no site do evento e nos canais de comunicação do IFMG.

A equipe de organização do evento irá conferir se o conteúdo do vídeo trata de projetos desenvolvidos no IFMG e não contém imagens fortes ou conteúdo inadequado.

Para implementação da legenda, recomendamos o uso de ferramentas computacionais que já fazem esse trabalho, bastando apenas corrigir trechos do texto. Uma busca por “ferramentas grátis de edição de vídeos” na internet retorna algumas opções que podem ser usadas

Algumas orientações técnicas para gravação podem ser encontradas nos quadros abaixo .

Equipamentos de gravação smartphones e câmeras digitais mais modernas permitem a gravação de um vídeo com qualidade adequada para visualização. Se possível, posicione a câmera em um tripé ou suporte estável.
Qualidade da imagem a gravação deverá ser realizada preferencialmente em alta definição (HD). Configurar a câmera para, no mínimo, 720p.
Qualidade do áudio evite ruídos externos, tais como vento e equipamentos em funcionamento, eco, entre outros.
Enquadramento a gravação deverá ser realizada na posição horizontal (paisagem).

Exemplo de enquadramento:

Duração mínimo 60 e máximo 90 segundos.
Edição os autores podem editar o vídeo para incluir textos, imagens e animações, mas não é obrigatório. Pelo menos um participante do projeto deve aparecer durante o vídeo. Todos os vídeos devem ser encaminhados com legenda incorporada.
Conteúdo tratar exclusivamente sobre o projeto, evitando imagens fortes, material publicitário/institucional ou conteúdo ofensivo;

 

1 Crédito da imagem: https://www.shopify.com.br/burst/mulheres?utm_campaign=photo_credit&utm_content=Fotos+gr%C3%A1tis+de+Mulher+de+neg%C3%B3cios+sorrindo+no+escrit%C3%B3rio&utm_medium=referral&utm_source=credit

Os pitchs deverão ser submetidos por meio de um link eletrônico na mesma submissão do resumo expandido, no campo “Comentários ao Diretor da Conferência” https://sistemas.bambui.ifmg.edu.br/open_conference/index.php/sic/sic2023 até o dia 05/07/2023 às 23:59, conforme imagem abaixo.

 download.png

 

 

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO ORAL

Os cinco resumos expandidos melhores avaliados pelo comitê avaliador de cada área temática serão selecionados para a sessão de apresentação oral, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de agosto.

Os trabalhos selecionados serão apresentados em sala do Microsoft Teams, divididos por áreas temáticas. Cada trabalho terá como tempo de apresentação o mínimo de 8 minutos e máximo de 12 minutos, havendo 5 minutos extras aberto para perguntas ao final de cada apresentação oral.

O estudante deve utilizar como base o modelo de apresentação que será disponibilizado pela comissão organizadora. Não é permitido retirar os logos e escritas inseridos no superior dos slides, assim como o rodapé. Utilizar os slides com as Normas Gerais da apresentação.

O número de slides fica a critério do estudante, mas é importante considerar o tempo de aproximadamente 1 minuto para cada slide na montagem da apresentação.

Os slides devem ser claros, priorizando, quando possível, FIGURAS, ESQUEMAS, TABELAS, GRÁFICOS e QUADROS. É permitido o uso de animações ou vídeos na apresentação, dentro do limite do tempo.

Deve-se, sempre que necessário, referenciar as afirmações.