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Normas para Publicação

por bruno.castro publicado 06/06/2016 12h18, última modificação 08/07/2019 13h55

1. Normas para publicação do resumo expandido

 

1.1. Os textos deverão ser enviados pelo endereço do site: https://trabalhossic.ifmg.edu.br,  apresentado conforme formulário próprio, com no máximo 7 páginas e com os seguintes requisitos:

a) Os textos devem ser encaminhados até dia 10/07/2019com a devida revisão da língua portuguesa. O conteúdo dos textos é de inteira responsabilidade de seus autores.

b) O trabalho deve ser enviado de acordo com o modelo de resumo  disponível abaixo e deve conter:

1.2. Informações Gerais: título da pesquisa, palavras-chave (de 3 a 5, no máximo), campus, tipo de bolsa, órgão financiador, nome dos integrantes do projeto, área de conhecimento conforme tabela do CNPq, etc.

1.3. RESUMO, em Português, redigido em um único parágrafo, sem utilização da primeira pessoa, apresentando de forma concisa os pontos relevantes do texto. O autor deve ressaltar no texto o objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho (utilizar, no mínimo, 300 e no  máximo, 500 palavras);

1.4. NOTAS DE RODAPÉ – apresentadas ao final das páginas, em corpo 9, podendo abranger comunicações pessoais e trabalhos em andamento (máximo de 5 linhas), não devendo conter referências bibliográficas;

1.5. GRÁFICOS – podem ser coloridos, no corpo do texto com legenda. 

1.6. FOTOS/FIGURAS – devem ser apresentadas preferencialmente em cores, no corpo do texto com legenda. Pede-se extensão JPEG com resolução de, no mínimo, 300 dpi.

1.7. CITAÇÕES: citações diretas de até três linhas deverão vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação em caixa alta, ano de publicação, página(s) do texto citado, colocados entre parênteses. Se o nome do autor citado integra a oração, colocar só o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação. Quando superior a três linhas, deverão ser destacadas por meio de recuo de 3 cm da margem esquerda, fonte menor e sem aspas, com espaço simples;

1.8. REFERÊNCIAS – Deverão figurar sob o título “Referências”, ao final do resumo, as obras efetivamente citadas ao longo do texto, seguindo a Norma NBR 6023/2002 para Referências da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

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2 - Instruções para confecção do banner

 

O banner é responsabilidade do Orientador do Projeto, devendo ser confeccionado nas dimensões:1,20 m de altura X 0,90 de largura, deve ter o fundo liso e branco sendo as figuras/fotos/gráficos/mapas/etc. permitidas e devem ter resolução mínima de 300 dpi. O conteúdo do banner deve ser visualmente atraente, composto de um texto cuidadosamente integrado com os gráficos, tabelas e figuras e/ou fotografias.

a) Título do trabalho: O título do banner deve ser idêntico ao título do resumo expandido submetido. O título deve vir centralizado, tamanho de fonte entre 40 e 50, em negrito e em caixa alta.

b) Nome dos pesquisadores e instituições como no resumo expandido. Dois espaços abaixo do título do trabalho, os nomes dos autores devem ser escritos em fonte 40, com chamadas de número elevado (notas de rodapé), ordenadas. O nome do autor que for apresentar o trabalho deve vir seguido de asterisco. Deve constar, pelo menos, o e-mail do autor responsável pelo trabalho. As chamadas devem vir abaixo do nome, referenciando a instituição do pesquisador, em fonte 32.

c) Dados da Pesquisa devem ser basicamente os mesmos do resumo expandido, de forma mais sintética. Comece com uma breve Introdução ao assunto e ao objetivo da pesquisa, seguida dos Materiais e Métodos (Metodologia), Resultados, finalizando com o tópico Discussão e Conclusões, que podem estar unidos. Referências Bibliográficas são dispensáveis. O tamanho da fonte deve permitir a leitura pelo público entre 1 e2 metros a dois metros de distância. Se houver subtítulos, estes devem estar em caixa alta.

d) A sessão de banner é um evento que ocorre junto a outras atividades e possui uma gama de informações ao mesmo tempo. O banner não deve ser um manuscrito pendurado na parede. Tente ser sucinto e atraente. Seja conciso. Use uma organização simples e lógica para dispor os assuntos, como se fosse uma matéria de revista de divulgação.

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3 - Normas Gerais para Apresentação Oral:

Atenção: Somente se incluem para apresentação nessa modalidade os trabalhos indicados pelo comitê avaliador.

 

3.1.Tempo de apresentação: mínimo minutosmáximo 12 minutos; haverá 5 minutos extras aberto para perguntas ao final de cada apresentação oral.

3.2.O aluno deve utilizar como base o modelo de apresentação disponível abaixo. Não é permitido retirar os logos e escritas inseridos no superior dos slides, assim como o rodapé. Retire os slides com as Normas Gerais da apresentação.
 
3.3.O número de slides fica a critério do aluno, mas é importante considerar o tempo de aproximadamente 1 minuto para cada slide na montagem da apresentação.
3.4.Os slides devem ser claros, priorizando, quando possível, FIGURAS, ESQUEMAS, TABELAS, GRÁFICOS e QUADROS. É permitido o uso de animações ou vídeos na apresentação, dentro do limite do tempo.
3.5.Deve-se, sempre que necessário, referenciar as afirmações.
          

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