Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2019 > Premiação dos trabalhos-destaque da IV Semana C&T

Premiação dos trabalhos-destaque da IV Semana C&T

publicado: 18/11/2019 20h49, última modificação: 18/11/2019 20h49

Na semana de 21 a 25 de outubro, o IFMG-CL realizou IV Semana de Ciência e Tecnologia. Foi uma semana dedicada à exposição dos 21 projetos desenvolvidos pelos alunos dos cursos integrados e subsequentes sob orientação de seus respectivos professores.

Empenho e criatividade são as duas palavras que resumem os trabalhos apresentados pelos alunos durante o evento. A partir do tema central da Semana C&T, bioeconomia, discentes e docentes se envolveram desde agosto no estudo e desenvolvimento de projetos de áreas diversas.

A amostra envolveu toda comunidade interna e alunos de outras escolas do município de Conselheiro Lafaiete. Além das exposições, foram ofertadas também palestras e minicursos que fizeram dessa semana um momento de grande aprendizado.

Na última sexta, dia 08 de novembro, foi realizada no campus a entrega de certificados à comissão organizadora e aos quatro projetos que se destacaram, de acordo com a avaliação feita pela banca composta por docentes do campus.

Os projetos premiados foram:

- "IFarmácia Verde", coordenado pela professora Cristianele (Biologia);

-"Da escola técnica dos Padres do trabalho ao IFMG, coordenado pelos professores Carlos (História) e Viviane (Português);

-"Astronomia ao alcance de todos", coordenado pelo professor Fernando (Física).

- "Do objeto lixo da cidadania de papel ao extraordinário luxo da vida humana sustentável", projeto do professor Anderson (Língua Portuguesa).

A Semana C&T é um evento do campus com grande aprovação entre os alunos. Segundo a aIuna Samara (1° Mecânica), o evento "foi um momento em que pudemos aprender muito com os outros projetos e com o nosso também, foi bem enriquecedor e gostei muito de participar". O aluno Mateus de Souza  (3° Eletrotécnica) acredita que "é uma oportunidade boa para se aprender novas coisas, adquirir conhecimentos científicos e uma visão mais crítica sobre a sociedade atual".

Lembrando que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um exemplo de como é possível aprender fora da sala de aula, em um momento diferente da rotina escolar. A cada edição tantos os alunos como  os professores estão demostrando mais empenho e dedicação em suas pesquisas, concluindo que é possível sim associar conteúdos acadêmicos à nossa realidade, tornando o conhecimento mais atrativo.

Texto: Rafaela Ferreira

Fotos: Larissa Silva