Você está aqui: Página Inicial > Sobre o Campus > Histórico Campus Conselheiro Lafaiete

Histórico Campus Conselheiro Lafaiete

por marcio.pires publicado 01/01/2014 09h41, última modificação 10/01/2024 11h16

Em agosto de 2014 foi celebrado um contrato de comodato entre o IFMG e a entidade religiosa “Associação Os Padres do Trabalho” de um imóvel de cerca de 21.000 m2 para a criação do Campus Avançado Conselheiro Lafaiete. Neste imóvel funcionava a Escola Técnica Municipal “Os Padres do Trabalho” até então considerada uma das melhores escolas técnicas da região, mantinham seu objetivo de formar técnicos capacitados, utilizando de estrutura física adequada aos cursos de mecânica, eletrotécnica e eletrônica com laboratórios, biblioteca e salas de aula. Estes espaços serão aproveitados pelos cursos pleiteados pelo novo Campus.

Com a inauguração da unidade, a cidade de Conselheiro Lafaiete inicia assim, um novo ciclo na educação técnica objetivando a formação de jovens e adultos para a vida e para o mercado de trabalho.

Ícone de download Para mais informações - CLIQUE AQUI

O Campus teve sua autorização de funcionamento em 21/01/2015 - PORTARIA Nº 27 - CLIQUE AQUI.  A unidade oferece os cursos técnicos em Eletrotécnica e em Mecânica – modalidades: integrado e subsequente, nos períodos diurno e noturno. É disponibilizada cerca de 40 vagas para cada curso em seleção realizada anualmente, ao todo, são 160 vagas por ano. O Campus, atualmente, se organiza na implementação de seu primeiro curso de Especialização em Educação e Saúde, modalidade semipresencial, com previsão de início em março de 2017.

Além das aulas diárias o Campus conta com diferentes projetos de pesquisa e extensão submetidos pelos docentes, os alunos têm oportunidades de participarem de diferentes atividades, oficinas e concorrem, mediante seleção, a bolsas de extensão e pesquisa ampliando assim, a sua formação e potencializando o conhecimento para a vida.

Nos arquivos da escola municipal supracitada, estão os registros dos estágios dos alunos, muitos dos quais são admitidos no quadro de funcionários degrandes empresas instaladas no Brasil, tais como: Vale, Gerdau, Usiminas, Raumec, MRS Logística, White Martins, Usina Itaipu Binacional, Easy Way, Empresa Unida, Samarco Mineração, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Cimento Tupi, Cemig, Vallourec& Mannesmann do Brasil, Vallourec& Sumitomo Tubos do Brasil, Namisa, Ferrous e Ferro+ nas distribuidoras automotivas da FIAT, GM, VW, Ford, etc.

Sendo focos dos Institutos Federais a promoção da inclusão social, da inserção plena no mercado de trabalho e do desenvolvimento sustentável com vistas à propositura de soluções técnicas e geração de novas tecnologias, os cursos oferecidos primam por uma formação profissional atualizada e alinhada com as demandas advindas dos arranjos produtivos locais.

No dia 17 de fevereiro de 2020, o Prefeito de Conselheiro Lafaiete, usando de suas atribuições, publicou o Decreto n° 567 que oficializou o encerramento das atividades da Escola Técnica Municipal “Os padres do trabalho”. Acesse abaixo o documento na íntegra.

Ícone de download DECRETO Nº 567, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2020 - CLIQUE AQUI