Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2023 > EzemZen: equilíbrio para o sucesso

EzemZen: equilíbrio para o sucesso

publicado: 23/11/2023 16h44, última modificação: 23/11/2023 17h04

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aconteceram nas primeiras semanas deste mês e os momentos que antederam as provas é quando os estudantes de todo o país se dedicam aos estudos com o objetivo de ingressar na faculdade. No entanto, é preciso reservar um tempo para o descanso e o lazer. Optar por atividades prazerosas alguns dias antes do exame, pode diminuir a tensão e até potencializar o desempenho dos candidatos.

A prática de atividades de lazer colabora para reduzir problemas de saúde mental e contribui para maior sensação de felicidade, bem-estar e satisfação. Equilíbrio entre estudos, diversão e lazer é fundamental para o sucesso nas provas e fazer a diferença no resultado das provas.

Neste sentido, o Serviço Social do IFMG campus Conselheiro Lafaiete, em parceria com a Área Pedagógica, Área de Educação Física, Clube de Leitores, Cine Clube IFMG e NUERGD desenvolveram o Projeto ZenEnem, que aconteceu entre os dias 31 de outubro e 10 de novembro.

Foram desenvolvidas atividades como: yoga, cinema, leitura, dinâmica em grupo, roda de conversa sobre saúde mental e atividades mais descontraídas na aula de Educação Física.

Os alunos avaliaram a iniciativa do projeto como positiva e a qualidade das oficinas, 59% consideram que a qualidade das ofinas foi acima do esperado e 39% dentro do esperqado, enquanto 86% consideram que os facilitadores das oficinas forma dinâmicos. quando questionados se o projeto atendeu as expectativas, 55% disse que foi acima do esperado, enquanto 41% considerou que foi dentro do esperado.

Para a aluna Júlia Amorim, do 3° ano do curso de mecânica a iniciativa foi muito boa, ajudou a descontrair e esquecer o Enem. Ela agradeceu a iniciativa e disse que os momentos foram muito divertidos! A aluna, Isabel Andrade Souza, do 3ª ano de eletrotécnica disse que "o projeto foi bom não só para os objetivos com o Enem, mas também para fazer boas memórias do último ano no IF".

Agradecemos a CSN, Fundação CSN, Copasa, Núcleo Prana Satya, Cine Ritz Lafaiete e Psicólogo Eduardo Sabará, pela parceria.