Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2023 > Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) - IFMG Campus Conselheiro Lafaiete

publicado: 13/11/2023 15h14, última modificação: 14/11/2023 12h40

🆙 O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com
base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No ensino médio, são aplicados testes de língua portuguesa e matemática para estudantes das 3ª e 4ª séries do ensino médio tradicional e integrado. Diretores e secretários de educação respondem a questionários eletrônico. Professores e estudantes respondem a questionários de papel.

🙋🏻‍♂️🙋🏻Os testes e questionários serão aplicados por equipe externa, para todos os alunos dos 3ºs anos, amanhã, 14/11/2023, às 14h. Favor estarem nas salas a partir de 13h30 para melhor organização.