Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1º Ciclo de palestras intercampi de Astronomia ajuda estudantes na preparação para Olimpíada Astronomia

Ciclo de palestras de Astronomia envolve vários campi do IFMG e ajudam estudantes na preparação para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2021

publicado: 29/04/2021 10h57, última modificação: 29/04/2021 10h59

O 1º Ciclo de Palestras de Astronomia do IFMG é um projeto de extensão coordenado pelos professores Artur Difini Accioly do campus Governador Valadares e Bruno da Fonseca Gonçalves do campus Itabirito. O projeto está ligado ao Programa de Extensão Intercampi em Astronomia do IFMG, programa este que está em construção e busca desenvolver atividades de astronomia nos diversos campi do IFMG e aumentar a interação da comunidade acadêmica com a sociedade, divulgando e promovendo este campo de conhecimento fascinante.

As palestras deste primeiro ciclo serão orientadas a temas mais básicos em astronomia, servindo para divulgação do conhecimento desta área e ajudando os estudantes, principalmente os de ensino médio, na preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que ocorrerá nos dias 27 e 28 de maio.

As palestras terão transmissão online pela página do YouTube do Programa de Extensão https://www.youtube.com/channel/UCCzuyMLUA29kyJvTmImePdg

As inscrições podem ser feitas no site https://www.even3.com.br/astroifmg/.

Venha com a gente nessa trilha de aprendizado!

Serão emitidos certificados de participação (um certificado por palestra) para quem se inscrever pela página do evento (https://www.even3.com.br/astroifmg/) e acessar as palestras pela área de transmissão do Even3. Aqueles que não tiverem interesse em receber certificado de participação não precisam se inscrever e podem ver o evento diretamente no YouTube.

Palestra 1: O que é a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)?

Palestrante: Bruno da Fonseca Gonçalves - Campus Itabirito

Palestra 2: Os planetas rochosos e os gasosos

Palestrante: Fernando Jesus de Oliveira - Campus Conselheiro Lafaiete

Palestra 3: O Tempo - O dia, o mês e o ano. Como definimos historicamente estes períodos de tempo?

Palestrante: Bruno Francisco Melo Pereira - Campus Betim

Palestra 4: Telescópios

Palestrante: Cleonir Coelho Simões - Campus São João Evangelista

Palestra 5: A origem do Sistema Solar e do Universo. Como os astronautas se comunicam no espaço

Palestrante: Arilson Paganotti - Campus Congonhas

Palestra 6: Esfera Celeste

Palestrante: Leonardo Marques Soares - Campus Betim

Palestra 7: Evolução Estelar

Palestrante: Leonardo Marques Soares - Campus Betim

Palestra 8: A expansão do Universo: Lei de Hubble

Palestrante: Rafael Marinho - Campus Ouro Branco

Palestra 9: Brilho e magnitude das estrelas

Palestrante: Mayler Martins - Campus Bambuí

Palestra 10: Sol - características, estrutura física e evolução

Palestrante: Amanda Resende Piassi - Campus Arcos

Sobre a OBA

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está em sua 24º Edição, sendo o segundo ano em que suas provas podem ser feitas online, devido à pandemia. Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) as provas serão realizadas em 27 e/ou 28/05/2021 em sua própria residência, via internet, numa única fase, em quatro níveis para atender aos alunos do ensino fundamental e médio.

Em 2019 participaram 884.979 alunos distribuídos por 9.965 escolas. Vários alunos do IFMG são premiados nessa olimpíada com medalhas de ouro, prata e bronze.

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos desde o 1 o ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da sua própria escola e tem uma única fase.

A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos nos processos e também os diretores escolares.

A OBA é um evento altamente envolvente, pois o aluno quando se inscreve para participar acaba estudando voluntariamente muito mais os conteúdos da Olimpíada, logo, ele já é um ganhador, pois quem estuda está sempre ganhando. Por isso nesta Olimpíada todos são ganhadores e somente quem não participa não está ganhando. Até mesmo os professores acabam aprendendo um pouco mais durante os eventos quando inscrevem seus alunos para participarem da OBA, pois através das perguntas e respostas das provas eles também vão aprender.

Mais informações estão disponíveis na página inicial da OBA, em http://www.oba.org.br/site/.

Fonte: Setor de Comunicação IFMG

registrado em: