Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG abre Processo Seletivo Unificado do Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa

publicado: 12/12/2023 15h01, última modificação: 13/12/2023 08h23

Investimentos previstos no edital chegam a quase R$ 1 milhão. Inscrições devem ser feitas até 21 de fevereiro de 2024. Os projetos deverão ser enviados, exclusivamente, pelos respectivos coordenadores.

O Instituto Federal de Minas Gerais está com inscrições abertas, até fevereiro de 2024, para o 3º Processo Seletivo Unificado do Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa, voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico e para a iniciação à pesquisa, seja de natureza básica ou aplicada.

Linhas de pesquisa e bolsas

São disponibilizadas duas linhas:

A – Programa Institucional de Bolsas de Pesquisa nas Ações Afirmativas (AF), destinado exclusivamente a alunos dos cursos técnicos e de graduação que ingressaram por meio do Sistema de Reserva de Vagas;

B – Programa Institucional de Bolsas de Pesquisa, destinado a estudantes dos cursos técnicos e de graduação, independente da forma de ingresso.

Cada projeto só poderá ser submetido a uma das linhas. Aqueles classificados na A e não selecionados por falta de recursos serão, automaticamente, incorporados aos projetos classificados na linha B. São elegíveis somente propostas apresentadas por servidores do quadro permanente do IFMG, por professores substitutos, visitantes e por servidores em colaboração técnica.

Para o edital, são oferecidas cinco modalidades de bolsas, detalhadas no Anexo II: AT-NM (10h; nível médio), Pibitec (10h; nível médio subsequente), AT-NS (20h; nível superior), Pibiti (20h; nível superior) e GM (20h; mestrado).

Inscrições

A inscrição deverá ser realizada, até o dia 21 de fevereiro de 2024, pelo endereço: https://suap.ifmg.edu.br, exclusivamente pelos coordenadores dos projetos. Para submeter, é preciso estar cadastrado como avaliador no módulo de Pesquisa no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Além disso, é necessário que o coordenador esteja com o currículo Lattes atualizado nos últimos dois meses.

O pesquisador deverá realizar o preenchimento dos seguintes itens: resumo, palavras-chave do projeto, introdução, justificativa, fundamentação teórica, objetivo geral, metodologia da execução do projeto, acompanhamento e avaliação do projeto durante a execução, resultados esperados, bibliografia, equipe, metas, plano de aplicação/memória de cálculo e desembolso, plano de desembolso, anexos.

Recursos financeiros

Os recursos financeiros previstos no edital são da ordem de R$ 962.920 mil, destinados a bolsas de pesquisa e aquisição de itens de custeio. Os valores são provenientes do orçamento próprio dos campi e da Reitoria do IFMG, além de agências externas de fomento. Acesse o item 6.3 para visualizar a distribuição financeira entre os campi.

Seleção e resultado

O processo seletivo, coordenado pelo Comitê de Pesquisa do IFMG com apoio da Câmara de Avaliação e Acompanhamento de Projetos de Pesquisa, será composto por três etapas: pré-seleção (eliminatório), projeto de pesquisa (eliminatório e classificatório) e avaliação do currículo Lattes (classificatório). O resultado está previsto para a partir de 19 de março de 2024. Já o início dos projetos ocorrerá em abril.

Cronograma completo

• Início das inscrições - 24/11/2023
  • Término das inscrições - 21/02/2024, às 23:59
  • Resultado da pré-seleção - 27/02/2024