Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Semana da Diversidade é realizada no Campus Avançado Ipatinga
conteúdo

Notícias

II Semana da Diversidade é realizada no Campus Avançado Ipatinga

publicado: 28/11/2017 08h48, última modificação: 28/11/2017 08h52

 

 

 

 

 

1.jpeg

Entre os dias 20 e 22 de novembro, o IFMG Campus Avançado Ipatinga realizou a II Semana da Diversidade. A programação foi diversificada e teve como eixo norteador as discussões sobre as diversidades culturais, raciais e de gênero.

Com a proposição “E aí? Topa pensar fora da caixa?”, a comissão organizadora trouxe para dentro do Campus, representantes da comunidade local com a finalidade de estabelecer diálogos e proporcionar trocas de conhecimentos e experiências. Participaram do evento personalidades locais como o professor Mestre em História Social, Sávio Tarso, a enfermeira e militante Camila Oliveira, as militantes do Coletivo Bio: Fernanda Carvalho, Renata Carvalho, além dos Professores do campus: Alessandra Valério e Taciana Garrido, que ministraram a oficina “Escrita na diversidade e a diversidade da escrita: estratégias para combater o preconceito”, o Professor Marcos Flávio de Oliveira Silva com a mesa-redonda “Mulheres na Ciência”, o Professor Luciano Silva com o minicurso “A evolução da liberdade religiosa nas Constituições”.

Para a estudante do curso Técnico em Segurança do Trabalho, Camile Graciana, a experiência da Semana da Diversidade pode ser resumida em duas palavras: “emoção e respeito. Algumas vezes me emocionei nos debates por sentir como as pessoas, por alguma fração de segundo conseguiram se identificar ou se reconhecer em algum tema tratado, e isso, de certa forma, modifica seu pensamento e sua maneira de enxergar o mundo, o outro e a ele mesmo. E mesmo aqueles que não conseguiram compreender a importância desse espaço, de forma respeitosa, partilharam dessa evolução”. Já a Discente Geiziane Natália, também do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, apontou em sua rede social: “melhor aula de história da vida”.

A Professora Alessandra Valério, uma das organizadoras da Semana, ressalta que “o desafio de pensar a diversidade é, antes de tudo, um ato de ousadia de quem se propõe a abandonar as velhas certezas, as respostas prontas e fáceis, os caminhos já desgastados e que nos levam sempre as mesmas portas”.