Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inep divulga resultados do Encceja 2023

Inep divulga resultados do Encceja 2023

publicado: 27/12/2023 13h27, última modificação: 27/12/2023 13h33

Exame possibilita a certificação de jovens e adultos no ensino fundamental e médio. Quem escolheu o IFMG como instituição certificadora pode solicitar o certificado ou declaração parcial pela internet.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última sexta-feira, 22 de dezembro, os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. As notas estão disponíveis no Sistema Encceja. Os participantes que indicaram um dos campi do IFMG como instituição certificadora podem solicitar o certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência pela internet, sem a necessidade de comparecer presencialmente à unidade.

Como solicitar o certificado ou declaração parcial de proficiência de um campus do IFMG:
A solicitação é feita pela internet, de um computador ou celular conectado. Basta entrar no portal do IFMG e acessar as informações sobre a certificação Encceja no “Acesso Rápido”. Lá, você vai encontrar um link para fazer sua solicitação e, também, um vídeo com as instruções para realizar sua solicitação de forma rápida e prática, além de várias outras informações sobre a certificação Encceja.
➡️ ACESSE AQUI ⬅️

As provas foram aplicadas, no mês de agosto, a pessoas que buscavam a certificação do ensino fundamental e médio. Também foram divulgados os resultados do Encceja Exterior e da versão do exame para jovens e adultos submetidos a penas privativas de liberdade (PPL) fora do Brasil.

Encceja – Realizado pelo Inep desde 2002, o Encceja possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Acesse o Sistema Encceja |  Saiba mais sobre o Encceja

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep