Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMG Campus Ipatinga estão participando do Programa Futuros Engenheiros

publicado: 03/03/2020 13h16, última modificação: 11/03/2020 16h13

No final de 2019, alunos do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG campus Ipatinga), incentivados pelo professor Luciano Silva, participaram da seletiva do Programa Futuros Engenheiros. Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Social da Indústria (SESI) que tem como público alvo, estudantes de Engenharia (todas as áreas), matriculados e frequentes, a partir do 5º período e engenheiros com até 1 ano de formados. O programa é executado com a metodologia de desenvolvimento profissional, visando aliar os conhecimentos teóricos e práticos, assim como simular a experiência sobre a rotina de trabalho no ambiente industrial.

Foram selecionados 8 estudantes do campus, sendo que 6 estão participando das atividades ofertadas. Para os alunos: Davina dos Anjos, Felipe Couto, Grasiele Pereira, Mariana Moreira, Sarah Calixto e Paulo Henrique, trata-se de uma experiência única, em que o aprendizado adquirido na graduação é posto em prática, além de ser uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento.

Para Sarah Calixto, a experiência no Futuros Engenheiros está sendo muito proveitosa, visto que, o curso visa aprimorar e aperfeiçoar profissionalmente os alunos do curso de Engenharia. O projeto cujo objetivo é preparar o estudante para o mercado de trabalho nos fornece um ótimo aprendizado fora da universidade, pois lá estamos inseridos 20 horas semanais no ambiente da Engenharia, além do aprendizado regular. A turma está grata por ter a oportunidade de fazer. Davina dos Anjos relata que a possibilidade de participação nesse Programa gratuito e de qualidade tem muito a nos oferecer em experiência e conhecimento. Essas 400h de atividades extracurriculares serão de intenso aprendizado e de grande importância para a consolidação de diversos temas dentro da área de atuação da Engenharia Elétrica. Fico muito feliz em receber o apoio e incentivo por parte dos professores e servidores do IFMG – campus Ipatinga.

O professor Luciano destaca que os estudantes têm se empenhado no curso de Engenharia Elétrica e adquirido conhecimento técnico com profissionais de destaque, que lecionam no IFMG. Contudo, uma formação complementar, com novas visões de ambiente laboral pode contribuir para o sucesso no mundo do trabalho. Os estudantes se dedicaram ao processo seletivo e tiveram sucesso em ser aprovados. A participação dos alunos no programa Futuros Engenheiros, vai complementar a formação e contribuirá para o desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas para atuarem no mundo do trabalho.

registrado em: