Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aplicativo SouTec ajuda estudantes na escolha de um curso técnico

Aplicativo SouTec ajuda estudantes na escolha de um curso técnico

publicado: 09/06/2022 13h19, última modificação: 09/06/2022 13h24

Ferramenta foi lançada pelo Ministério da Educação, no dia 3 de junho, e já está disponível para ser baixada gratuitamente no celular.

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), juntamente com algumas instituições federais de ensino lançou, no dia 3 de junho, o aplicativo SouTec. A ferramenta auxilia os estudantes a identificar seu perfil profissional e encontrar um curso técnico mais adequado ao perfil delineado. Também indica em qual cidade e instituição o curso é ofertado. A ferramenta já está disponível nas lojas de aplicativos de celular e é gratuita.

Como funciona?

Após baixar o aplicativo, preencher as informações e ativar o compartilhamento da localização, o usuário deve responder a dois testes. O primeiro é o teste de interesse com 72 questões, quando são avaliadas as habilidades e competências que formam o perfil profissional. Já o segundo teste é de autoconhecimento e possui 28 questões que apontam as preferências no ambiente de trabalho. Os testes não possuem tempo para resposta e podem ser pausados e finalizados em outro momento.

Após a realização dos dois testes, o perfil do estudante é mapeado e indica quais áreas ele possui maior afinidade de acordo com as habilidades e preferências. O aplicativo ainda permite que o estudante favorite as instituições e faça uma análise antes de definir qual a melhor escolha.

Ao todo são 215 formações técnicas disponíveis no Catálogo Nacional Dos Cursos Técnicos, o CNCT. O IFMG está presente ofertando 76 cursos técnicos, distribuídos em 18 cidades de Minas Gerais. São elas: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, São João Evangelista e Santa Luzia.

A vantagem do aplicativo é auxiliar os estudantes nos anos finais do ensino fundamental e início do ensino médio na autonomia e escolha profissional.

registrado em: