Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Concluída a 2ª versão do Projeto de Ensino Pré-Cálculo

Concluída a 2ª versão do Projeto de Ensino Pré-Cálculo

publicado: 09/07/2020 14h46, última modificação: 09/07/2020 14h47

O Projeto de Ensino Pré-Cálculo proposto pela docente da disciplina de Cálculo 1 do curso de graduação em Engenharia Elétrica do IFMG Campus Ipatinga, Marlizete Franco da Silva, teve como objetivo diminuir as dificuldades em conhecimentos matemáticos, e assim possibilitar aos alunos um melhor desenvolvimento no curso. Para averiguar as dificuldades dos alunos do 1º período de Engenharia Elétrica foi realizada uma avaliação diagnóstica, entre 09 e 14 de março de 2020, na qual se identificou os conceitos que necessitavam ser inseridos durante o projeto. Os encontros foram realizados on-line devido ao distanciamento social, necessário devido à pandemia do COVID-19. Foram abordados no projeto os assuntos: produtos notáveis e fatoração; potenciação, radiciação e suas propriedades; exponenciais, logaritmos e suas propriedades e noções de trigonometria. Concluíram o projeto, 30 alunos, dos quais 29 melhoraram seu rendimento em relação à avaliação diagnóstica. A avaliação final ocorreu no início do mês de maio de 2020.

O gráfico abaixo mostra o desempenho comparativo dos alunos nos tópicos abordados no projeto.

Desempenho dos alunos da turma 01/2020 no Projeto de Ensino Pré-Cálculo, da disciplina de Cálculo 1.

Fonte: Dados da pesquisa

Para a professora, o projeto Pré-Cálculo foi pensado para diminuir dificuldades em Matemática básica, de modo a permitir melhor compreensão dos conceitos de Cálculo 1: “por meio dos resultados, vejo que o projeto atingiu seu objetivo, 70% dos alunos da turma participaram dele e, dentre os participantes, 85% melhoraram seus rendimentos nos conceitos estudados”. Nesse mesmo sentido, o aluno Igor Ferreira afirmou: “foi bom rever assuntos que eu não me lembrava muito bem e que vão ser bastante importantes”. A aluna Camila Pereira complementa: “aprendi detalhes das matérias que eu nunca tinha visto até hoje e apesar de simples, esse projeto já vai facilitar aprendizados futuros no curso”.

registrado em: