Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMG Campus Avançado Ipatinga do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho desenvolvem o projeto “VENHA SABER MAIS”

publicado: 10/11/2017 12h38, última modificação: 10/11/2017 12h38

A Professora de Língua Portuguesa do IFMG – Campus Avançado Ipatinga, Alessandra Valério, desenvolveu com as turmas do 1º e 2º períodos do curso Técnico subsequente em Segurança do Trabalho o projeto “Venha Saber Mais”- conhecendo e produzindo textos injuntivos/instrucionais.

A linguagem é utilizada para influenciar pessoas e mudar contextos. Entre os vários tipos de discurso, um é especialmente direcionado para mostrar ao interlocutor como agir para atingir determinado objetivo. É o discurso injuntivo. O sentido básico dessa palavra, que pode não lhe ser muito familiar, está no campo do dever — dever fazer, dever ser. Dever que pode se traduzir como ordem a ser cumprida, como procedimentos necessários à execução de uma ação, como convite sedutor ou conselho amigável.

Saber ler e redigir um texto injuntivo é habilidade indispensável no mundo do trabalho. Considerando essa relevância, o presente projeto integrou o desenvolvimento desse gênero à necessidade constante dos estudantes de informações sobre o próprio funcionamento do Instituto Federal, afirma a professora Alessandra Valério.

O resultado foi a construção de textos instrucionais sobre procedimentos fundamentais, porém não tão conhecidos, presentes no dia-a-dia das atividades acadêmicas, que podem ser conferidos nos corredores do campus.