Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eventos marcaram o fim do 1º semestre letivo do IFMG Ipatinga

Eventos marcaram o fim do 1º semestre letivo do IFMG Ipatinga

publicado: 16/08/2022 16h11, última modificação: 16/08/2022 16h23

Entre os meses de abril e junho de 2022, alguns eventos foram realizados no IFMG Campus Avançado Ipatinga, dentre eles, podem ser destacados:

• Feira de exposição de projetos hidráulicos realizados pelos alunos do 1º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus, no dia 26/04. Trabalho realizado para a disciplina de Comandos Hidráulicos e Pneumáticos;
  • Feira de termologia, que contou com a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos do 2º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e ocorreu no dia 06/05, e que foi desenvolvido como elemento avaliativo da disciplina de Física.
  • Feira de química, com o tema: “Aplicação da pilha e eletrólise na engenharia”. Realizada no dia 25/06 e envolveu os alunos do 3º período em Engenharia Elétrica;
  • Feira de matemática, realizada no dia 25/06, finalizando diversos projetos, sendo eles:
    • Mostra dos resultados do projeto pré-cálculo, desenvolvido pelos alunos do 1º período de Engenharia Elétrica;
    • Mostra dos resultados do projeto Modelando elementos da Geometria Analítica com imagens conhecidas, desenvolvido pelos alunos dos 3º anos de Automação e Eletrotécnica, na disciplina de Matemática;
    • Mostra dos trabalhos do projeto de Ensino: Ensino de trigonometria: do uso do Geogebra a aplicações na área técnica, cotidiano e fenômenos periódicos, desenvolvido pelo 2ª ano de Automação, em Matemática.

Segundo o professor Rafael Ribeiro, responsável pelas disciplinas Comandos Hidráulicos e Pneumáticos no 1º ano e Física no 2º ano, o objetivo dos trabalhos era que os alunos elaborassem experimentos e projetos que permitissem a eles exercitar, testar, analisar, explicar e comprovar (ou não) teorias referentes aos conteúdos estudados. Ainda de acordo com o professor, o ensino se utilizando somente de conceitos teóricos e não contextualizados, tende a desmotivar os alunos. Sendo assim, a utilização de atividades experimentais e de métodos ativos de aprendizagem se mostram como importantes ferramentas pedagógicas para promover o interesse dos alunos e potencializar a aprendizagem.

Sobre a feira de química, a professora responsável, Isabela Fioravante, disse que os alunos desenvolveram diferentes trabalhos que envolviam geração de energia elétrica através de reações químicas,  processos de galvanização e remoção de ferrugem de peças.

Por sua vez, os trabalhos de matemática, desenvolvidos pela professora Marlizete Franco, tinham objetivos diversos. O projeto pré-calculo, por exemplo, consistia, segundo a professora, numa tentativa de recuperar conceitos da educação básica que não tinham sido consolidados e que são necessários nas disciplinas de Cálculo. Enquanto, o projeto de ensino de trigonometria visava aproximar o ensino de trigonometria a suas aplicações com a construção de um aplicativo que se movimentasse utilizando um elemento trigonométrico.

registrado em: