Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG são destaque em olimpíada nacional

Estudantes do IFMG são destaque em olimpíada nacional

publicado: 05/09/2022 14h16, última modificação: 05/09/2022 14h19

Projetos poderão ser submetidos até o dia 16 de setembro. A previsão é de ofertar bolsas aos estudantes no valor de até R$ 500,00. Este é o segundo processo seletivo de 2022.

Alunas do Campus Ipatinga passaram pelas seis fases da Olimpíada Nacional de História do Brasil e receberam menção honrosa com a medalha de cristal.

A estudante Nayra Fernandes Madeira, de 15 anos, do IFMG - Campus Ipatinga foi condecorada com a Medalha de Cristal, uma menção honrosa por participação na etapa final da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).

A aluna está cursando o Ensino Médio Integrado no IFMG e participou das seis etapas da competição, iniciada no ano de 2020, em formato online. Nayra é a única estudante do Vale do Aço que cursou todo o Ensino Fundamental em escolas da rede pública e conseguiu a menção honrosa.

Integrando a equipe ao lado de Nayra, as estudantes de 16 anos, Ana Clara Resende Soares, que cursou o Ensino Fundamental na rede estadual, e Gabrielly Gomes, que cursou em escolas das redes municipal e privada. Todas elas são estudantes do curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio e receberam a menção honrosa.

Além do IFMG, as escolas municipais Padre Bertollo e Maria Rodrigues Barnabé foram de grande importância na base de conhecimento de Nayra. “Sou muito grata por todo o apoio dos meus pais e todo o conhecimento conquistado até aqui. Sou muito grata pelo ensino que recebi. Agradeço também às minhas amigas que contribuíram significativamente para esse resultado”, comemorou.

O professor do Campus Ipatinga, Leonardo Machado Palhares, acompanhou a estudante durante a olimpíada.  “Ganhamos a medalha de cristal (honra ao mérito), já que fomos com um membro a menos (a Gabrielly não pode ir) e tivemos impedimentos burocráticos, face a ausência de servidor ativo (estou afastado para doutorado) para acompanhar a equipe”. Orgulhoso das alunas, ele ainda completou: “o mérito da Nayra foi gigante, sem dúvida, ela e Ana Clara estiveram na fase final, na qual tiveram que analisar documentos diversos da História do Brasil, com ênfase na História das Mulheres e suas ações na política brasileira”.

Sobre a Olimpíada de História

A Olimpíada Nacional de História é um projeto de extensão desenvolvido pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas. O projeto teve sua primeira edição em 2009 e já está na 14ª edição. A ONHB conta com atividades online, buscando a aprendizagem em leitura, escrita, debate e reflexão, além de potencializar a aprendizagem em ambientes digitais.

A ONHB apresenta questões além da história, como assuntos interdisciplinares: geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades. Na última edição, a Olimpíada trouxe como tema a importância das mulheres na história e na sociedade brasileira.

62051def0d20c7.24983233.png

25853eb1-caaf-4cda-bbef-02eb2a11e5a7.jpeg