Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do 1º ano participam do Projeto de Ensino “Suporte”

Estudantes do 1º ano participam do Projeto de Ensino “Suporte”

publicado: 28/02/2024 15h29, última modificação: 28/02/2024 15h30

Foi dada a largada, no dia 20/02, para os encontros presenciais do Projeto de Ensino “Suporte”. Estudantes do 1º ano dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial e Eletrotécnica têm a oportunidade de consolidar os seus conhecimentos básicos de Matemática, por meio da participação no projeto de ensino que visa identificar e minimizar as principais dificuldades dos alunos relativas aos conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental. Serão realizadas mais de quinze aulas extraturno, durante os meses de fevereiro e março, ministradas pela professora de Matemática Verônica Lopes e pelos monitores voluntários Victor Artur e Daniel Bulhões (alunos do 2º ano de Eletrotécnica), com o intuito de revisar conceitos e de construir conhecimentos prévios relevantes necessários para a disciplina de Matemática do Ensino Médio.

É de extrema importância que os estudantes do Ensino Médio tenham domínio dos conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental, a fim de construir os novos conhecimentos matemáticos relacionando com os conhecimentos prévios relevantes adquiridos anteriormente. Entretanto, os resultados do teste de sondagem inicial aplicado às turmas no início do ano letivo, cuja média das notas foi inferior à 60%, apontou que os alunos têm deficiências nos conhecimentos básicos de Matemática. Portanto, o projeto se justifica frente à necessidade de sanar essas dificuldades dos discentes, oferecendo um suporte para o início dessa nova caminhada.

Segundo a docente Verônica, coordenadora do projeto, espera-se que os obstáculos à aprendizagem da Matemática sejam superados no decorrer do processo a partir da consolidação e/ou construção dos conhecimentos prévios de Matemática, reduzindo assim o número de reprovações e evasões, bem como oferecendo condições para que os alunos possam aprender significativamente os conteúdos de Matemática do Ensino Médio e aplicá-los, quando necessário, nas disciplinas técnicas cursadas, enquanto profissional e cidadão.

registrado em: